A Arquidiocese de Salvador lançou a Campanha da Fraternidade de 2023 durante uma cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (22), no centro da capital baiana. Em comunhão com a Igreja no Brasil, o tema deste ano é “Fraternidade e Fome”, em combate ao problema que atinge milhares de pessoas em todo o país.
"Essa temática da Campanha da Fraternidade nos ajuda a compreender que a fé vai ter sempre relação com a vida. A nossa vivência de fé precisa nos levar para um diálogo constante com as realidades, para levar sal e luz para este mundo tão insosso e mergulhado nas trevas. A fome nos aponta justamente nessa direção, uma direção contrária a tudo que é projeto de Deus para toda a pessoa humana, e nós não podemos ficar indiferentes", disse Dom Valter Magno, bispo auxiliar, chamando atenção para os dados apontados pelo 2° Inquérito Nacional de Insegurança Alimentar que afirmam que mais de 33 milhões de brasileiros vivem em situação de fome.
Leia também:
O evento aconteceu no Palácio da Sé e foi conduzido pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; pelo bispo auxiliar e referencial para a Ação Social Arquidiocesana (ASA), Dom Valter Magno de Carvalho; pelo diretor executivo da ASA, cônego José Carlos Santos Silva; e pela Irmã Violeta, da Casa do Encontro e Oração, representando uma das inúmeras ações no combate à fome.
"Esta campanha quer ser um tempo forte de vivência da fraternidade. Nós precisamos enfrentar a problemática da fome, da desnutrição, da insegurança alimentar com atitudes pessoais, afinal há muito a ser feito por cada um em relação a não desperdiçar alimentos, na partilha, na solidariedade. Mas precisamos, acima de tudo, de ações de cunho sócio-político, precisamos da ação dos órgãos públicos, dos governos, para o enfrentamento da superação da problemática da fome que se abate sobre o nosso povo, sobre as famílias aqui no Nordeste e em todo o Brasil", destacou Dom Sergio.
Na Arquidiocese de Salvador, a Campanha da Fraternidade é realizada, de maneira concreta pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). "Nós já promovemos este ano o Seminário da CF 2023, e também estamos organizando outros seminários com as paróquias e comunidades. Estamos preparando as sugestões dos fiéis que dizem respeito ao tema da Campanha, com o objetivo de fazer uma coletânea para que possamos refletir mais profundamente", afirmou o cônego José Carlos.
No território da Sé Primacial do Brasil, formado pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Verda Cruz e Itaparica, inúmeras atividades são desenvolvidas no combate à fome. Para representar uma delas, durante a coletiva esteve presente a Irmã Violeta, da Casa do Encontro de Oração. No espaço, localizado na Baixa do Bonfim, diariamente, são distribuídas cerca de 200 refeições para homens, mulheres e crianças em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!