Um ônibus foi incendiado por criminosos na manhã desta sexta-feira (15), na localidade da Creche, que fica no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar (PM), equipes da 47ª CIPM foram acionaram e constataram o fato na comunidade. No entanto, o motorista do coletivo da linha 1383 - Estação Pirajá x Creche/Castelo Branco não estava na região.
Testemunhas contaram que homens armados abordaram o veículo nas primeiras horas do dia, por volta das 04h30. Mas, a PM ainda não confirmou o fato. As circunstâncias do crime ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.
Leia também:
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou no momento da ação criminosa "haviam passageiros dentro do ônibus, que foram obrigados a descer junto com o motorista e o cobrador. A comunidade teve o atendimento suspenso e os coletivos estão passando pela entrada da creche".
Ainda segundo a Semob, este é o oitavo coletivo incendiado em 2023. Um ataque aconteceu em Pirajá, dentro de uma garagem, outro foi registrado em São Marcos e mais três aconteceram em Sussuarana - sendo o primeiro no dia 31 de março, o segundo no dia 10 de abril e o terceiro no dia 28 de julho. Destes, 4 veículos foram retirados de circulação. Como o de Pirajá não foi queimado completamente, ele foi restaurado e está circulando na capital baiana.
Além desses, há registro de um coletivo queimado na Avenida Cardeal Brandão Villela, bairro de Santo Inácio, no dia 11 de agosto. E o sétimo em Narandiba. Após uma manifestação de moradores pela morte de um proprietário de lava-jato, um ônibus da linha Arenoso x Estação Imbuí foi incendiado.
Consequência da 'Operação Fauda'
O governador Jerônimo Rodrigues disse que o incêndio no ônibus registrado foi uma forma que os criminosos tentaram para dispersar a atenção da polícia e da imprensa da 'Operação Fauda' realizada nesta manhã, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no bairro de Valéria, em Salvador.
Até o momento, durante os confrontos, um policial federal morreu, outros dois policiais (civil e federal) ficaram feridos e quatro criminosos morreram. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as forças buscam por integrantes de uma facção envolvida com tráfico de drogas, homicídios, roubos, entre outros delitos.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!