A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) realizou nesta quinta-feira (03) uma fiscalização nos bancos de Salvador. Pela manhã, foram fiscalizadas as agências do Banco do Brasil do Shopping Iguatemi e Itaú localizado na Pituba, onde não foram encontradas irregularidades.Pela tarde, foi a vez das agências do Banco do Brasil e Bradesco na Avenida Sete de Setembro. Apenas o Banco do Brasil foi autuado pela demora no atendimento.
A operação aconteceu após o recebimento de reclamações a respeito do cumprimento da lei 5978/01, que dispõe do limite de 15 minutos de espera, e também para verificar se há o uso de aparelhos celulares dentro das agências.A funcionária pública Paulina Borges de Araújo estava na agência do Banco do Brasil na Avenida Sete de Setembro havia 50 minutos e já reclamava da demora. Para a servidora, o problema é a falta de funcionários. “A gente faz queixa e não adianta. Esperamos muito tempo para resolver pouca coisa. Essa fiscalização é ótima e tem que fazer sempre para ver se tem êxito”, disse Araújo. Já o empresário Daniel Barbosa dos Santos aguardava há meia hora o atendimento. “O banco não tem respeito pelos clientes, tem que colocar mais caixa para melhorar”, afirmou.
De acordo com Rose Estrela, chefe de fiscalização da Codecon, as agências autuadas têm dez dias para apresentar a defesa no setor jurídico da Codecon. Em caso de reincidência, o banco é autuado novamente, o valor da multa dobra e o local pode ser fechado após cinco flagrantes consecutivos. O valor da multa pode chegar a R$3 milhões.
Os consumidores que quiserem buscar orientações, tirar dúvidas e fazer denúncias podem entrar em contato com o Codecon pelo telefone 2203-3417 ou ir pessoalmente à sede do órgão, localizada na Rua Chile.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade