O Aeroporto Internacional de Salvador retomou os pousos e decolagens na manhã desta quarta-feira (7), após uma interrupção do serviço de 12 horas. O motivo foi um problema de iluminação na pista principal. Ao todo, 45 voos foram afetados, sendo 44 deles cancelados e um atrasado.
Além disso, pelo menos sete foram desviados para outros aeroportos. A Vinci Airports não divulgou quantos passageiros foram afetados pelo problema. O aeroporto foi fechado por volta das 18h30 de terça-feira (6). De acordo com a Vinci Airports, concessionária responsável pelo terminal aéreo, a pista voltou a estar praticável às 23h59. Apesar disso, o primeiro voo - após interrupção - decolou pouco depois das 6h desta quarta (7).
Leia também:
O problema na iluminação afetou principalmente o sistema de balizamento - lâmpadas que ficam nas pistas do aeroporto. Elas são essenciais para que os pilotos façam as decolagens e os pousos dos aviões de forma segura.
Ainda na terça, a concessionária dispôs avisos em diversos pontos do terminal, explicando a suspensão. A Vinci também pediu para que os passageiros entrassem em contato diretamente com a companhia aérea responsável por cada voo, para obter informações atualizadas.
Companhias aéreas
Ao g1 Bahia, a Azul informou que precisou alternar três voos e cancelar outros cinco devido à queda do sistema de balizamento do Aeroporto de Salvador. Segundo a companhia, todos os passageiros foram atendidos. "A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações."
Já a Gol disse que a queda do balizamento da pista aconteceu por causa das chuvas fortes que atingiram a cidade na sexta-feira, resultando no cancelamento de 19 voos da companhia. Outros quatro foram alternados para outros aeroportos. "Todos os passageiros impactados estão recebendo as tratativas de acordo com as regras do órgão regulador e sendo reacomodados nos próximos voos da Companhia", disse.
A Latam disse que alguns voos foram alternados ou cancelados, mas não informou o número exato. Segundo a companhia, os cancelamentos são alheios ao controle da empresa. "A companhia ressalta que os passageiros afetados serão reacomodados em voos posteriores e que está prestando toda a assistência necessária."
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!