Salvador celebra 475 anos no final do mês de março. Na prática, as belezas da capital baiana encantam turistas, mas acima de tudo os baianos. Muitos famosos e artistas possuem em suas memórias, experiências inesquecíveis em diferentes espaços históricos ou simplesmente, pontos turísticos. Em comemoração ao aniversário de Salvador, fizemos uma lista dos cantinhos favoritos dessa turma aqui na capital baiana. Cidade Baixa e Rio Vermelho estão na lista dos locais que ganharam o coração das celebridades .Confira a lista abaixo:
LÁZARO RAMOS - Ponta de Humaitá
Nascido e criado em Salvador, no bairro da Federação, Lázaro Ramos contou ao G1 que a Ponta do Humaitá tem um lugar especial em seu coração. O ator disse que suas boas memórias remetem ao transitar pelas ruas do bairro e ao tomar um sorvete na Ribeira.
Leia também:
“Tenho muitas memórias boas, de ir para lá, de ficar olhando a cidade, ficar olhando o mar, de transitar por aquelas ruas, de ali ser uma ponte também para a Ribeira”, comenta Lázaro.
Conhecido também como Ponta de Monte Serrat, a Ponta de Humaitá conta com igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat e vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. A região possui também uma das praias mais visitadas pelos soteropolitanos, a famosa Praia da Boa Viagem, com águas calmas e cristalinas.
ZEBRINHA - Cidade Baixa
Nascido na Bahia, o bailarino, professor e coreógrafo, José Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha, contou que seu lugar favorito em Salvador é a própria cidade, dando destaque à Cidade Baixa, onde enxerga como lugar que "guarda aquele cheirinho do passado".
“O lugar que eu prefiro em Salvador, é Salvador. O lugar que eu prefiro em Salvador é a Cidade Baixa, onde guarda aquele cheirinho do passado, esse é o lugar que acho que todos deveriam conhecer”
A Cidade Baixa tem praias de águas calmas, diversos pontos históricos e que guardam o coração da cidade, desde a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pelo gradil coberto pelas fitinhas coloridas do Bonfim até a Ribeira.
THAIS CARLA - Rio Vermelho
Nascida no Rio de Janeiro, a influenciadora Thais Carla se destacou com seus trabalhos na dança em 2017 e recentemente na música. Thais revelou ao G1 que o Rio Vermelho tem o coração dela na capital baiana, por ser um bairro boêmio.
"É o ponto da diversão, principalmente quem quer ir num bom restaurante, uma boa balada, barzinhos, uma diversidade de pessoas, é uma coisa incrível”, comentou.
Quando o assunto é boemia, o Rio Vermelho se destaca. O bairro conta com praias famosas, e com opções de bares e restaurantes para curtir, além de baladas e festas com uma variedade de estilos. O Rio Vermelho sedia, também, a maior festa de Iemanjá da Bahia, celebrada em 2 de fevereiro o evento reúne o sagrado e o profano.
DANILO MESQUITA - Cabula
O ator soteropolitano, Danilo Mesquita, cresceu e morou até seus 18 anos em Salvador, quando se mudou para estudar e focar na carreira. Mas o artista nunca se desligou de suas raízes, e elegeu o bairro do Cabula, onde foi criado, como seu lugar favorito de Salvador.
“Onde está meu povo, minha família, onde me divirto e conheço as pessoas. Me sinto amado e protegido”, afirmou.
O local que transmite a sessão de estar em casa e tranquilidade para Danilo, é cheio de histórias. Segundo o historiador Luis Fernando Lima, o local era ponto de muitos quilombos no século XIX. O especialista aponta que a vasta vegetação de Mata Atlântica ajudava na fuga de pessoas escravizadas, e a região era chamada de “K”abula, de origem quimbundo.
EVALDO MACARRÃO - Santo Antônio Além do Carmo
Interprete de Jupará na primeira fase do remake de Renascer, o ator Evaldo Macarrão, de 32 anos, nasceu e foi criado em Cosme de Farias, bairro de Salvador. O artista escolheu o Santo Antônio Além do Carmo, bairro que também já morou, como seu lugar preferido de Salvador.
“Eu sou apaixonado pelo Santo Antônio Além do Carmo, sem sombra de dúvidas. Transito e corro pela minha cidade, pelas ruas, pelos bairros. Salvador, eu te amo!", afirmou Macarrão.
O bairro tombado como Patrimônio do Brasil foi revitalizado há quase três anos e desde então se tornou point de baianos e turistas em Salvador. Os casarões coloridos abrigam bons restaurantes e bares, fazem do local um dos bairros mais charmosos.
JAQUELINE GÓES - Santo Antônio Além do Carmo
A biomédica e pesquisadora, Jaqueline Goes, descreve Salvador como um lugar de “conforto e casa”. A soteropolitana ficou reconhecida mundialmente por coordenar a equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2. Em Salvador, o bairro Santo Antônio Além do Carmo é seu lugar favorito.
“Me encanto a cada vez que eu chego lá e encontro cores novas. A vontade de estar lá é sempre para poder contemplar a natureza, o pôr do sol, aquela vista do Santo Antônio que me dá a possibilidade de refletir, de descansar, de ter higiene mental, de ter saúde mental”, disse ao g1.
O Santo Antônio Além do Carmo é um bairro histórico da capital baiana. Local é conhecido por seus casarões coloridos e charmosos. Ponto turísticos onde se encontram, além de museus, restaurantes, cafeterias, lojas e uma praça com vista belíssima.
CLEIDSON SANTANA - Cidade Baixa
O influenciador Cleidson Santana, conhecido nas redes como 'O Cleidson', nasceu e cresceu na Cidade Baixa. Atualmente, ele reside no Santo Antônio Além do Carmo, bairro do Centro Histórico de Salvador. Até hoje frequenta a cidade baixa e elegeu como seu lugar favorito na capital.
“Vir até aqui encontrar essas pessoas é entender de onde eu vim e para onde eu estou indo”, afirma.
Cleidson contou ao G1 que a orla da Ribeira é um lugar especial, e o Monte Serrat, também conhecida também como ponta de Humaitá, é outro canto que o influenciador guarda carinhosamente e visita sempre que pode.
FELIPE VELOZO - Praia do Porto da Barra
O ator Felipe Velozo, de 36 anos, nasceu em Salvador e morou por muito tempo no bairro Vila Laura. Mesmo morando no Rio de Janeiro, o ator escolheu a praia do Porto da Barra, chamada carinhosamente de "Portinho" pelos frequentadores, como seu local predileto na terra natal.
‘'Se eu pudesse escolher meu lugar preferido no meu lugar no mundo, que é Salvador, sem dúvidas seria o Porto da Barra. É lá que me divirto, é lá que relaxo, é lá que recarrego as minhas energias” , afirmou, acrescentando que também gosta de passear em outras belíssimas áreas, como Itapuã e o Centro Histórico.
A praia do Porto da Barra fica entre o Farol e a encosta da Ladeira da Barra. Por causa da localização privilegiada, o local fica cheio o ano todo, independente do dia da semana. A praia costuma ser muito visitado por baianos e turistas, muitos deles famosos, como Caetano Veloso e Preta Gil.
EDVANA CARVALHO - Pelourinho
A atriz, Edvana Carvalho, que interpreta Inácia da novela Renascer, é soteropolitana e aclamada pelo público por ter interpretado a personagem Lúcia, em Ó Paí Ó. Não por acaso, ela escolheu o Pelourinho, que tem carinhosamente como "berço artístico", como lugar favorito em Salvador.
“Eu não posso deixar de escolher o Pelourinho, que é o lugar onde eu comecei minha carreira e até hoje é importante para mim, para todo o Brasil. É um centro histórico cultural da nossa cidade que tem uma grande efervescência. Eu sou muito grata ao Pelourinho”, declarou.
O Pelourinho é formado por igrejas e cerca de 800 casarões seculares, sua riqueza histórica e arquitetônica atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros. Hoje o bairro contém moradias, estabelecimentos comerciais, museus e espaços culturais que carrega sua herança ancestral.
NANDA COSTA E LAN LANH - Solar do Unhão
A atriz Nanda Costa divide o amor pela Bahia com sua esposa Lan Lanh, soteropolitana que ficou conhecida por seu trabalho nas diversas vertentes da música. As artistas escolheram o Solar do Unhão, no Comércio, como seu lugar preferido em Salvador.
“Difícil escolher um lugar só, acho que Salvador é um estado de espírito”, disse Nanda.
O conjunto arquitetônico fica localizado às margens da Baía de Todos-os-Santos, é onde está o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O Solar do Unhão foi construído entre o século XVI e XVII.
O espaço também tem uma praia, que tem entre as características mais marcantes as pedras as margens do mar. O local permite banho em águas calmas e com a possibilidade de travessias de barco até a Gamboa de Baixo, local em que é possível encontrar restaurantes com opções de pratos típicos.
JULIANA PAIVA - Igreja do Senhor do Bonfim
A dançarina e influenciadora Ju Paiva tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais onde compartilha seu estilo de vida, rotina com o filho Fael e coreografias. Para o g1, Ju Paiva revelou que um dos seus lugares favoritos em Salvador é a Igreja do Senhor do Bonfim.
"A fé move minha cidade, nosso sincretismo religioso nos energiza, nos alimenta, nos move. Então, a Igreja do Senhor do Bonfim é muito importante para mim. Vou sempre que posso, me sinto leve, me sinto em paz. Minha conexão com esse lugar é gigante", comentou.
A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos pontos mais emblemáticos de Salvador. Este ano, a basílica localizada na Cidade Baixa celebrou 270 anos e mantém o título de um dos principais símbolos de fé para baianos e turistas.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!