Os conectivos são palavras que conectam frases e fazem com que elas e o texto no geral façam mais sentido. A partir de agora você vai conferir cinco conectivos que podem te ajudar a melhor a nota da redação:
No entanto
A expressão "no entanto" indica uma adversidade. Tem sentido semelhante ao 'mas', 'porém', 'só que', utilizados mais comumente em textos informais. Na redação, o uso dessa palavra pode lhe beneficiar.
Embora
O 'embora' pode ser usado no mesmo sentido do 'no entanto', com o significado de 'só que', mas também é possível usá-lo para dizer que "não faz diferença".
Além disso
O uso desse conectivo é bem simples, indica que "existe outra coisa". Há variações dele quando se remete a algo que alguém mencionou vira 'além dele/dela' ou com verbo, transformando em "além de".
Consequentemente
'Consequentemente' traz a ideia de consequência, de algo aconteceu por causa - em consequência - de outra coisa. A importância de um conectivo como esse é, em especial, ajudar sua redação a não ficar repetitiva, já que é muito comum usarmos 'por isso' nesses casos.
Desse modo
Similar ao 'portanto' e ao 'assim', o 'desse modo' indica que você está finalizando o raciocínio. Esses conectivos conclusivos são ideais para usar, claro, na conclusão. O mais comum é o 'portanto', então fuja do óbvio e aposte no 'desse modo'.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!