O projeto "Baldlocs", da barbearia Africarioca, da Zona Oeste do Rio de Janeiro, desembarca em Salvador no mês de agosto. O projeto é conhecido por aplicar a técnica de aplicação de dreads em calvos, desenvolvida pelo dreadmaker Lucas Preto. A expectativa é atender cerca de 150 pessoas entre julho e outubro, em cinco estados do país.
A primeira cidade a receber o projeto vai ser São Paulo, entre os dias 24 e 30 de julho. Salvador vem logo em seguida, com atendimentos entre 23 e 28 de agosto. Segundo o CEO da Africarioca, a Bahia é o principal foco dessa fase.
Leia também:
“Ir a São Paulo nos fez perceber a grandiosidade dos “Baldlocs” como ferramenta de transformação da autoestima, além da imensa procura de pessoas fora do Rio de Janeiro. Nossa ideia agora é expandir o máximo possível nossa técnica por outros estados, principalmente na Bahia”, afirma Lucas Preto, CEO da Africarioca.
Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), mais de 42 milhões de brasileiros são afetados pela alopecia, também conhecida como calvície. A pesquisa aponta que 80% dos homens após os 80 anos sofrem de calvície e 30% das mulheres com mais de 50 anos também podem apresentar alguma experiência com a queda dos fios de forma acentuada. Já entre os mais jovens, a queda dos cabelos também é frequente: aproximadamente 25% dos homens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície, que compromete a autoestima.
A técnica criada por Lucas Preto, desde a produção da base do cabelo até a aplicação nos clientes é completamente autoral. O procedimento é realizado needle techinique (tércnica de agulha) e não utiliza nenhuma substância danosa ao couro cabeludo, possibilitando e estimulando o crescimento nas regiões ainda propícias a terem fios.
Para aplicar os "Baldlocs", é necessário que a pessoa não seja totalmente careca e estea com o cabelo, no mínimo, com 4 centímetros de comprimento. O procedimento também pode ser feito em fios lisos, desde que tenha um tamanho de 7 centímetros de cabelo para manter a prótese fixada.
Após a passagem pela Bahia, em setembro o projeto ainda chega à Belo Horizonte, de 12 a 16, e o Distrito Federal, de 26 a 29. Por fim, finaliza a passagem entre os cinco estados escolhidos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 20 e 21 de outubro.
Parceria com barbearias locais e mentoria profissional
Os dreadmakers das cidades visitadas também poderão aprender a fazer a técnica, sendo certificados a realizar a manutenção dos clientes atendidos nas capitais pela Africarioca.
A certificação não se restringe ao treinamento prático, que será oferecido durante as visitas, mas também com uma mentoria de marketing de até seis meses para que os profissionais consigam divulgar os trabalhos e precificar o serviço com base no público-alvo.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!