Um programa inédito para afrodescendentes do ramo da alimentação em Salvador foi lançado na última quarta-feira (21). A iniciativa é realizada pelo iFood em parceria com a Vale do Dendê.
Intitulado "iFood Acredita", o programa foi apresentado uma live na última semana por executivos da empresa. O objetivo é promover ações para acelerar o crescimento dos empreendedores dentro de suas áreas, inicialmente por meio de um piloto com empreendedores que possuem restaurantes na capital baiana.
Leia também:
Além disso, realizar treinamentos para melhoria da performance desses empreendimentos e facilitar o crédito com taxas adaptadas para o segmento. Para participar do programa, o empreendedor deve se autodeclarar e inscrever-se no formulário disponível no link.
“O iFood é uma empresa genuinamente brasileira que valoriza o público diverso. Incentivar o crescimento dos negócios de empreendedores negros, maioria no Brasil, fortalece o respeito à diversidade cultural espalhada pelos quatro cantos do país, bem como reforça a brasilidade da empresa”, afirma Angel Vasconcelos, diretora de equidade do iFood. “O Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros também tem como objetivo reduzir as desigualdades nesse ramo de negócio atuando em diferentes frentes”, acrescenta.
Serão beneficiados os restaurantes cadastrados no iFood. Aqueles que ainda não o tem, podem realizar o cadastro para ter acesso ao programa.
"Se tratando dos restaurantes da base do iFood, a ideia é potencializar os negócios de empreendedores negros, propondo mais visibilidade dentro do aplicativo. Para melhorar o desempenho na plataforma, o empreendedor negro participante do programa também receberá consultoria de performance, além de treinamentos de gestão e operação pelo Decola, plataforma de educação do iFood voltada para parceiros. Além disso, terá orientações e acesso, quando necessário, a uma linha de crédito com tarifas reduzidas, apoiando financeiramente seu negócio”, explica Angel.
A escolha da Vale do Dendê como parceira do iFood se deu por conta da longa trajetória da aceleradora de impacto social em selecionar, treinar e dar visibilidade a empresas do segmento da alimentação na Bahia.
“Com esse projeto o iFood irá ajudar a consolidar a gastronomia afro-brasileira e divulgá-la para ser reconhecida cada vez mais em uma categoria global, assim como outros segmentos como a comida árabe, japonesa, chinesa etc. Para isso, a consolidação e fortalecimento desse mercado é um passo fundamental para esse reconhecimento nacional e internacional", finaliza Paulo Rogério.
Atualmente, no Brasil, há mais de 14 milhões de empreendedores negros que movimentam cerca de R$ 2 trilhões, por ano, na economia do país, de acordo com a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!