icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Consciência Negra

PL que torna 20 de novembro feriado nacional pode ser votado em 2023

Deputado baiano é autor de um dos projetos que propõem tornar o 20 de novembro feriado nacional

foto autor

Mari Leal

20/11/2023 às 6:00 • Atualizada em 20/11/2023 às 9:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, pode ser convertido em feriado nacional, ainda este ano, caso um dos projetos de lei sobre o tema em tramitação na Câmara dos Deputados tenha o pedido de urgência aprovado.


				
					PL que torna 20 de novembro feriado nacional pode ser votado em 2023
PL que torna 20 de novembro feriado nacional pode ser votado em 2023. Foto: Divulgação/ Canva

Trata-se do PL 296/2015, de autoria do deputado federal baiano Valmir Assunção (PT). O texto assinado pelo baiano é o mais antigo dos três projetos sobre o tema em tramitação na Câmara dos Deputados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O Requerimento de Urgência, assinado por parlamentares da base governista, foi protocolado na Casa no final de outro, e aguarda a inclusão da matéria na pauta de apreciação, decisão que depende do presidente Arthur Lira (PP). Se aprovada a urgência, o projeto pode ser votado a qualquer momento em caráter definitivo no plenário da Câmara.

“Em alguns estados e alguns municípios o 20 de novembro já é feriado. A nossa ideia é traduzir isso nacionalmente para que todo o Brasil possa comemorar, reverenciar a maior liderança negra do nosso país que lutou contra a escravidão, que se tornou referência para o povo negro. O esforço é para que se torne uma referência para o povo brasileiro”, destaca Assunção ao iBahia. O Dia da Consciência Negra também é o Dia de Zumbi dos Palmares, líder negro frente à luta abolicionista.

“Isso no Brasil, onde mais de 60% da população é negra, vai mostrar para as próximas gerações que nós temos lideranças, referências negras nesse país. O 20 de novembro é fundamental para estimular esse processo”, acrescenta o baiano.

Outros dois projetos para tornar a data feriado nacional tramitam na Casa: PL 5282/2023, de autoria da deputada Jack Rocha (PT/ES); e o PL 3268/2021, nascido originalmente no Senado Federal, com autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP).

Em 2023, o Dia da Consciência Negra é feriado em seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Brasília, a data é considerada ponto facultativo. Em Roraima, a capital Boa Vista possui uma lei municipal que instituiu o feriado. O mesmo ocorre em Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A conversão do 20 de novembro em feriado não é um consenso nos movimentos negros. Enquanto algumas lideranças defendem a proposta, outras enfatizam que a data é um dia de mobilização importante, não podendo ser transformado em um dia de “descanso”.

Por que o Dia da Consciência Negra não é feriado em Salvador?

Capital com contingente populacional negro superior a 80%, Salvador é uma das cidades em que o 20 de novembro, apesar de ser celebrado com entusiasmo, não é feriado. A explicação principal está na quantidade de feriados municipais já existentes.

A Lei Federal 9.093, de 1995, limita a quatro o número de feriados possíveis em um determinado município. Em Salvador, as possibilidades estão todas ocupadas, inclusive com feriado católicos, que se tornaram feriados municipais antes de integrarem o calendário nacional, a exemplo da Sexta-feira Santa (Páscoa) e Corpus Christi. Completam os feriados municipais em Salvador, São João, no dia 24 de junho e o Dia de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro.

Não há na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) discussão sobre a possibilidade de tornar a data feriado estadual.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Preta Bahia