Jefferson Borges, fundador do NordesteeuSou, foi escolhido para participar do Programa de Liderança para Visitantes (IVLP) do Consulado Americano dos Estados Unidos. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (11).
O ativista, publicitário e CEO do NES dará início a partir do dia 31 de maio. Ele vai retornar para solos brasileiros do dia 25 de junho. Jefferson entrará para a lista de personalidades brasileiras reconhecidas pelo governo americano pelo seu trabalho e sua história em prol de um objetivo comunitário.
Leia também:
O IVLP faz parte do Global Moment in Time (GMiT) e é considerado o principal programa de intercâmbio do governo nos EUA. O projeto reconhece trabalhos no ramo da paz e justiça, reflexões sobre diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, e fotojornalistas que documentam desafios e oportunidades.
Conheça Jeff Borges e o NES
Criado em 2011, o projeto 'Nordeste eu Sou' (NES) é um portal comunitário independente, fundado no Complexo do Nordeste de Amaralina, bairro periférico de Salvador. O portal apresenta ao público uma visão sobre a favela que muitas vezes passa despercebida. É um local que traz a fala da comunidade sobre si mesma e não com o olhar de terceiros.
O projeto foi fundado pelo publicitário e empreendedor social Jefferson Borges, dono de uma mente criativa e inquieta que revoluciona em prol da transformação social do povo da favela.
A história de Jefferson é exceção. As estatísticas apontavam que as chances de conclusão de um curso do ensino superior, por exemplo, seriam mínimas. Preto, periférico e candomblecista... Quem diria que um rapaz desse porte se tornaria não apenas publicitário, mas um dos potentes mobilizadores sociais da capital baiana? Tudo isso, aos 32 anos.
A inquietude do jovem, necessidade de mudança e a inspiração em Rene Silva - criador do Voz da Comunidade -, foram fatores determinantes para o NES se tornar o que é. A admirável jornada de Jeff teve início quando ele assistiu o fundador do Voz, no antigo "Caldeirão do Huck", programa exibido na TV Globo.
"A gente utiliza a comunicação comunitária para mudar a vida das pessoas. Hoje não mudamos apenas a vida do [complexo de] Nordeste de Amaralina, mas como o do [bairro] Luis Anselmo. Até 2028, existe uma rede de portais comunitários que a gente pretende lançar. Queremos expandir o projeto para portais nos bairros de Calabar, Boca do Rio, Bairro da Paz, Liberdade, além do Nordeste [de Amaralina] e Luis Anselmo", finalizou ele.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!