Um evento internacional que discute negritude reunirá grandes nomes em Salvador nos dias 1 e 2 de setembro. Batizado de "Uma Jornada Com Três Homens Pretos - Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso", o encontro é gratuito. Os ingressos estão disponíveis na internet e são limitados. [Confira mais detalhes abaixo]
No primeiro dia, o evento será exclusivamente com homens pretos, no Museu de Arte Moderna (MAM). Já no segundo dia, o encontro é com toda a comunidade afro-brasileira e ativistas, na Senzala do Barro Preto. As atividades ocorrerão das 9h às 17h.
Leia também:
A programação conta com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em pensamento sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken, além das baianas, Carla Akotirene, doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, Valdecir Nascimento, coordenadora executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra e Nancy Silva, Egbomi do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju.
No evento, serão proporcionadas vivências sobre temas como o da ancestralidade, do trauma, da cura, e do futuro das pessoas negras, incluindo a situação atual do Brasil - país onde os negros são as maiores vítimas de crimes violentos, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022.
No segundo dia, a Banda Aiyê finaliza o evento com um pocket show, marcando o encontro na Senzala do Barro Preto, local icônico para a resistência negra que é sede do Ilê Aiyê - primeiro bloco afro do Brasil.
"Não tenho dúvida que será uma experiência incrível e muito emocionante para todos os envolvidos", observa Victoria Santos, ativista norte-americana, idealizadora da Jornada.
O evento contará também com a participação da dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marilza Oliveira; do cantor e compositor Dão Black; do poeta Lucas de Matos e dos grafiteiros, renomados nessa arte urbana, Marcos Costa e Mauro Neri, também conhecido como Veracidade.
Rota diaspórica reversa
Convidados por Victoria Santos, os três homens pretos estão realizando visitas, neste ano de 2023, em países de três continentes, numa rota diaspórica reversa, construindo em cada país visitado um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo.
A primeira parada da Jornada aconteceu, no mês de junho de 2023, em Los Angeles, nos EUA. Agora, o encontro com as três lideranças será realizado no Brasil, na capital da Bahia, e o último evento, que finaliza a jornada, acontecerá em Acra, capital de Gana, em dezembro de 2023.
"Aqui, nos Estados Unidos, tem muita violência perpetrada contra os homens pretos e, para aprender mais sobre as questões que envolvem os homens negros, conversei com o meu irmão e outros familiares sobre o tema. Foi a partir dessas conversas que notei a importância de levar essa discussão para outros lugares e mostrar ao mundo que precisamos debater os temas ligados aos homens pretos", explica Victoria Santos.
Serviço
O quê: Jornada Com Três Homens Pretos - Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso
Quando:
- 01 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | exclusivamente para homens pretos e os que se afirmam como homens pretos
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) - Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comércio, Salvador – BA
Ingressos limitados no Sympla
- 02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para toda a comunidade afro-brasileira e de ativistas
Local: Senzala do Barro Preto - Rua Direta do Curuzu, 228 - Curuzu, Salvador – BA
Ingressos limitados no Sympla
Entrada Gratuita
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!