“O baiano é o templo de Deus no mundo", foi assim que o ator e apresentador Érico Brás iniciou a fala dele no painel "Fale do seu lugar e seja universal" do Festival Negritudes Salvador na tarde desta quinta-feira (18). A palestra também contou com o humorista Sulivã Bispo e o diretor de Gestão de Conteúdo Globo Gabriel Jacome.
O debate aprofundou a perspectiva de quando uma cultural local se expande para o cenário nacional. "Ó Paí Ó", por exemplo, projetou através das telonas uma Salvador nunca vista antes nos quatro cantos do país.
Leia também:
"A gente é demais e não é bairrismo não. É aqui que se conserva tudo e muito mais. Não é à toa que tem essa quantidade de preto aqui que acredita no que a gente faz. A África está aqui, é onde nós conservamos os nossos”, refletiu Érico Brás.
A diversidade também se faz necessária no diálogo e Sulivã Bispo foi o responsável por puxar o coro. Segundo ele, a diversidade não é apenas "um novo padrão". E pediu para a comunidade preta fortalecer o novo movimento. "Cada uma das pessoas que estão daqui [da plateia] vão sofrer algum tipo de preconceito".
"Diversidade e bom para os negócios. As pessoas pretas precisam ter poder, poder produzir os conteúdos da gente, as coisas da gente, ser artista é uma profissão, a gente precisa ganhar. Eu estou preocupado com os novos artistas pretos (...), eu não estou vendo os meninos pretos sonhando em serem atores", criticou Érico Brás.
Palestrante do Festival Negritudes revela que Globo vai investir em projetos voltados para diversidade
De acordo com o diretor de Gestão de Conteúdo Globo, Gabriel Jacome, o Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo está preparando oito novos files com diversidade regional.
Ele afirma que diferentes regiões do país como Caruaru, João Pessoa, Bahia e Belém serão abordadas nas produções. O diretor também confirmou que as obras contarão majoritariamente com o protagonismo negro.
"A gente precisa passar o totem daqui pra frente. Quem tem dinheiro é a Globo. Tem que botar dinheiro na gente, nos atores, nos roteiristas.
O Festival Negritudes reúne grandes artistas, produtores e comunicadores do audiovisual brasileiro e acontece até o fim desta quinta-feira (18). O evento está sendo transmitido, ao vivo, no Globoplay e no G1.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!