Preta, lésbica, candomblecista, leonina e fora dos padrões impostos pela sociedade: Ludmillah Anjos é movimento e resistência. Viver da arte numa cidade que respira cultura, como o caso de Salvador, parece ser fácil. O que não é.
Nascida e criada na localidade do Coroado, em São Marcos, bairro periférico da capital baiana, a soteropolitana começou a carreira do zero, contou com o apoio fundamental da mãe, e ascendeu para lugares antes apenas sonhados. Carisma e talento foram peças chaves para o voo.
Leia também:
Hoje com 35 anos, a cantora que fez história como semifinalista da primeira temporada do "The Voice Brasil", segue colhendo frutos de uma trajetória que não se deixou abalar por desafios que apareceram na caminhada.
Integrando o elenco principal de "Encantado's" (série originalmente pensada para o Globoplay), a atriz estreou na TV aberta na última terça (2) e celebrou o feito com lágrimas, gritos eufóricos e também com gratidão, principalmente para os que lhe estenderam a mão nos momentos mais necessários.
No Preta Bahia da semana, a baiana destacou detalhes da vida pessoal, sonhos, carreira e também sobre o cotidiano de lutas.
Ídolos, Programa Raul Gil e The Voice Brasil
Os programas de TV foram verdadeiros trampolins para a carreira de Ludmillah. Ela integrou o elenco do "Ídolos" em 2006, quando tinha apenas 19 aninhos. Dona Licia Anjos, mãe da artista, foi a principal encorajadora para que a filha embarcasse e fizesse com que os seus principais sonhos se tornassem realidade.
Na época das audições para o reality show exibido no SBT, ela viajou para Porto Alegre sem hospedagem e apenas com a passagem de ida. Uma senhora, que ela conheceu no avião, foi quem lhe deu abrigo no período da competição.
"Na minha cabeça, a única certeza que eu tinha era o sonho que Deus colocou pra mim na noite anterior, que eu iria conhecer uma senhora [Dona Iara] no avião, que eu iria ficar na casa dela, que iria ficar tudo bem e eu ia voltar para casa em segurança. O programa me trouxe para o circuito, eu tive mais visibilidade, foi um grande marco. Saí da parte invisível, musicalmente falando, e as pessoas começaram a saber quem eu era".
O Ídolos me deu a certeza de que era possível. Eu sempre soube que era possível, mesmo com todas as coisas que eu ouvi, os absurdos que eu ouvi por ser uma menina preta, gorda, periférica, que eu nunca ia conseguir. Minha mãe sempre trabalhou a autoestima em mim, é por isso que eu sou tão segura nas coisas que eu faço Ludmillah Anjos
Em 2008, chegou a hora dela conhecer de perto Raul Gil, maestro de programas de auditório. Na atração ela viveu a esperiência no saudoso quadro"Quem Sabe Canta Quem Não Sabe Dança". Logo em seguida, em 2012, foi a vez do "The Voice", reality show musical da TV Globo que na época contou com os cantores Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Daniel como técnicos. Ela fez parte do 'Time Brown' e ao lado do músico chegou até a semifinal, perdendo apenas para a campeã da edição Ellen Oléria.
A cantora aproveitou tanto as oportunidades dentro e fora do programa global que chegou a fazer turnê internacional passeando por Paris, na França, e também por Portugal.
"Foi um divisor de águas na minha vida. Eu soube aproveitar as oportunidades que me apareceram e que estavam sendo dadas, ali eu consegui me mostrar, falar o que eu queria, cantar o que eu queria, mostrar meu carisma [...] através do 'The Voice' o mundo me conheceu. Foi muito importante".
BELEZA NEGRA NAS TELINHAS
A arte pulsava nas veias de Ludmillah mesmo antes dela se dar conta. A baiana viveu a primeira experiência como atriz aos 12 anos em uma escola de Salvador. No entanto, apenas a partir de 2015, quando as oportunidades na música começaram a aparecer esporadicamente, o desejo de retornar ao teatro voltou a falar mais alto.
A atriz, então, quis viver o novo, mais uma vez: ser atriz de teatros musicais, e contou com o apoio fundamental do ator, cantor, ex-BBB e neto de Silvio Santos, Tiago Abravanel.
"É incrível como as coisas e o destino acontecem para que a vontade de Deus e dos orixás se concluam nesta terra. O Tiago foi para Salvador se apresentar com o espetáculo dele e eu contei para ele que tinha a vontade de fazer alguns testes, foi aí que ele disse que ele comentou do teste para a releitura de 'Ghost - Do Outro Lado da Vida'. Ele insistiu, ligou para o produtor e disse que eu iria estudar e fazer. Foram15 dias de teste. Não é que eu passei? Depois disso não parei mais. Fiz o 'Homem De La Mancha', 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', 'Abrakadabra', agora estou com 'Elas - O Musical'".
Ainda dentro das novas experiências, Lud seguiu abraçando tudo o que aparecia como merchans, propagandas, publicidades e participações pequenas em séries da HBO +, Prime Vídeo, entre outros. Quando ela menos esperou, produtores da série "Encantado's" entraram em contato e solicitaram um teste para o papel de "Crystal". Ela topou participar no mesmo instante e após sucesso na prova, conquistou o papel.
"Tem sido uma experiência incrível, minha primeira grande experiência como atriz e em um momento muito especial onde a gente está precisando de muita beleza negra na televisão brasileira. Ter uma oportunidade e um leque de ascensão na TV Globo contando uma história e fazendo uma série de total importância como essa, no nacional, e o povo com cara do povo. É tudo muito especial".
Próximos passos
Em meio à correria de espetáculo em cartaz nos teatros brasileiros, shows com o "Baile da Pah" e de gravações da segunda temporada de "Encantado's", ela quer retornar ao estúdio, gravar canções autorais e produzir um novo EP. "É uma necessidade muito grande de gravar de novo, de lançar, é um desejo muito forte e latente e eu vou conseguir".
Quando perguntada onde a Ludmillah sonhava em chegar, a artista foi categórica: "Sabe a Beyoncé? É onde eu quero chegar. Eu quero tudo e muito mais. Bateu aqui no peito eu quero encarar". Ela também aproveitou o espaço para encorajar outras meninas e mulheres viverem os seus verdadeiros sonhos, independentemente do que as pessoas pensem ou falem.
Minhas babadeiras desse subúrbio brasileiro, de Salvador, eu, nascida no Coroado, aí em São Marcos, vou invadir as telinhas todas as terças-feiras na Globo. Uma das maiores emissoras do Brasil. Esse é só o começo de muitas coisas que eu vou conquistar. Eu dizia, 'gente, daqui a pouco eu vou estar na Globo, fazer novela, programa de TV, muitas pessoas acreditaram e é por isso que eu estou aqui. Acredite em você, você é linda sim e não deixe ninguém te dizer o contrário, você veio ao mundo para fazer a diferença, só não desiste. Ludmillah Anjos
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!