O Babalorixá Vilson Caetano de Sousa Júnior receberá, da Câmara Municipal de Salvador, a Medalha Zumbi dos Palmares. A cerimônia acontecerá na terça-feira (5), a partir das 18h, no Plenário Cosme de Farias.
A homenagem tem o objetivo de reconhecer a contribuição do líder religioso na luta contra o racismo e pelo seu papel como mantenedor da cultura afro-brasileira.
Leia também:
“Pai Vilson tem um legado que merece ser reconhecido nessa cidade, seja pelas pesquisas e compartilhamento de saberes afro-brasileiros, a partir de sua formação pedagógica, ou pela sua dedicação na manutenção das tradições e saberes das religiões de matriz africana, à frente do Ilê Obá L'okê, e para com a comunidade. Sua trajetória é uma referência para a cultura brasileira, no sentido mais amplo da palavra”, destacou Sílvio Humberto, presidente da Comissão de Cultura e responsável pela iniciativa.
Atualmente, Vilson atua como professor da Escola de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador, o Babalorixá desenvolve pesquisas na área de populações afro-brasileiras, além de possuir uma série de trabalhos relacionados à comunidades e povos tradicionais.
O líder religioso também é autor de vários livros, como Banquete Sagrado, Notas Sobre os de Comer em Terreiros de Candomblé; Corujebó, Candomblé e Polícia de Costumes (1938 a 1976); e Ijexá, O Povo das Águas.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!