Potências negras nacionais e internacionais se reuniram na Senzala do Barro Preto, onde funciona a sede do Ilê Aiyê, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (2).
Com direito a recepção com Vovô do Ilê e produção exclusiva da estilista Dete Lima, elas viveram a experiência inédita de conhecer de perto as raízes do primeiro bloco afro do Brasil, no Curuzu.
Leia também:
Entre as visitantes, estava a estrela da Marvel Angela Bassett. Ao chegar no local, a "rainha de Wakanda" foi convidada para usar um turbante da "Deusa do Ébano", que foi feito ao vivo para ela, e se emocionou. Veja vídeo abaixo.
Também marcaram presença as atrizes Taís Araújo e Luana Xavier, a cantora Majur, a influenciadora digital Gabi de Pretas, o jornalista Hugo Gloss e outras personalidades. Taís também vestiu tecidos exclusivos do bloco e comentou sobre o papel transformador da entidade para o movimento negro.
"Foi especial ouvir a história da boca dessas pessoas tão importantes [Dete Lima, Vovô do Ilê]. Estou saindo daqui com o que o Ilê se propõe a fazer, mais forte, maior, mais inteligente. Tive a honra de ser vestida por Dete, ela que faz a roupa em cima do corpo, é orgânico, instintivo, poderoso", disse ela.
Ancestralidade e pertencimento
Além de Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, e Dete Lima, o mestre de percussão Mário Pam e a Deusa do Ébano Dalila Oliveira também receberam o grupo com todas as tradições.
"É muito forte olhar pra trás e ver o quanto eu lutei para ter um espaço desse aqui. Essa nova senzala que contempla festivais, casamentos, ensaios do Ilê [Aiyê] e que hoje realiza o lançamento do Liberatum, aqui em um bairro periférico, é muito forte, a repercussão será tamanha", pontuou Vovô, fundador do bloco.
Durante entrevista ao iBahia, Luana Xavier e Majur celebraram as aulas que receberam sobre o bloco. Elas também falaram sobre pertencimento e ancestralidade encontrados na Senzala do Barro Preto.
"Todo esse evento representa muito, isso aqui é de uma projeção para comunidade negra de extremamente necessário que isso acontecesse. É uma história que se continua devolvendo o que é nosso, nosso poder. Axé", disse Majur.
“Estar aqui foi especial. Ancestralidade não se explica, pudemos perceber isso agora há pouco com a Basset, que nunca ouviu o Ilê Aiyê na vida, se levantou e dançou como se sempre conhecesse. É sobre isso", pontuou Xavier.
Festival Liberatum
Angela Bassett está na capital baiana por conta do Festival Liberatum, que acontece até o dia 6 de novembro. A musa Viola Davis é outra estrela da programação.
O Liberatum vai reunir atrações artísticas como Alcione e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Vencedor do prêmio Nobel de literatura, o nigeriano Wole Soyinka também foi confirmado no evento.
Os ingressos que foram disponibilizados no dia 27 de outubro se esgotaram em apenas 45 minutos. Para quem não conseguiu os tickets ou quer acompanhar de casa, o Liberatum vai contar com uma transmissão exclusiva pelo TikTok.
A programação poderá ser acompanhada pela rede sociais e acessada de qualquer lugar do mundo.
Veja vídeos e imagens abaixo:
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!