Os sanfoneiros são grande referência da cultura nordestina e a fama destes tocadores já rodou todo o país. Grandes sanfoneiros como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, ajudaram a disseminar parte da cultura sertaneja pelo Brasil, mas este conhecimento é comumente transmitido de maneira bastante tradicional. Esse tipo de herança é perpetuada em diferentes sertões, entre eles o Sertão da Bahia.
Responsáveis por animar festas tradicionais no Sertão da Bahia, os sanfoneiros são fortes figuras identitárias em cidades sertanejas no estado. Geralmente uma herança familiar ou comunitária, ser sanfoneiro é cumprir um papel de preservação da cultura.
Para ajudar a preservar a história dos sanfoneiros do sertão baiano, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerolen Hagnys convidaram Seu Josa e Dudu Negreiro, sanfoneiros da cidade de Senhor do Bonfim, no Sertão da Bahia, para falar sobre essa tradição no podcast Calumbi.
No episódio, as apresentadoras abordam as como a sanfona é um instrumento utilizado em diferentes lugares do mundo e do Brasil, além de ser um dos sons que marcam a cultura nordestina.
Confira abaixo o episódio completo:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!