Pacientes recuperados da Covid-19 podem apresentar diversos tipos de sequelas. Entre elas, distorções da voz, cansaço vocal ao falar, paralisia das cordas vocais, e até rouquidão acentuada provocadas pelas complicações respiratórias comuns à doença. Há também casos de pessoas que precisaram de ventilação mecânica e precisam da reabilitação para retomada da fala.
Pensando nisso e com o objetivo de auxiliar na recuperação desses pacientes, está sendo oferecido um atendimento gratuito de fonoaudiologia no Instituto de Saúde da Unijorge, campus Paralela.
De acordo com o coordenador do curso de Fonoaudiologia da instituição, Rafael Cabral, o serviço é feito com agendamento prévio e cada paciente passa por uma avaliação para a realização do planejamento terapêutico. O prognóstico vai depender de cada caso.
Os pacientes são atendidos por alunos a partir do 6º semestre do curso, com a supervisão de professores com ampla experiência profissional. Além da prestação do serviço para a comunidade, os alunos colocam em prática o conhecimento aprendido em sala de aula. No atendimento são respeitados todos os protocolos de biossegurança.
Vale pontuar que no Instituto de Saúde da Unijorge, são disponibilizados outros atendimentos gratuitos como: teste da orelhinha, audiometria, tratamento de gagueira e tratamento de linguagem oral e escrita. O agendamento prévio deve ser feito pelo número (71) 3206-8489 ou pelo WhatsApp (71) 9611-6919.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!