A Uber — empresa de aplicativo de transporte — anunciou um pacote de medidas para aumentar a segurança dos usuários e motoristas, entre as novas ferramentas estão reconhecimento facial, gravação de áudio no aplicativo e verificação de documentos de usuários. De acordo com a empresa, o recurso Liveness Detection fará, em tempo real, o reconhecimento facial com escaneamento de documentos (incluindo RG, passaporte e cartão de crédito) e imagem do usuário e do motorista por meio de selfies.
Além disso, diante de casos violência e até prisões de motoristas envolvidos em crimes, a Uber liberou uma ferramenta de Integração do botão "Ligar para a Polícia" com forças policiais, com compartilhamento automático da localização em algumas regiões.
Outra novidade é a checagem de rota, que dispara mensagens quando há uma parada muito longa não prevista na viagem, e a opção de reportar um problema ainda durante a viagem.
Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, destacou que os investimentos com foco em segurança e redução de risco em cidades da América Latina:
— A América Latina enfrenta importantes desafios de segurança e a nossa operação está inserida nesse contexto. Queremos continuar oferecendo mobilidade e oportunidade de geração de renda, sem perder de vista a busca por soluções que diminuam riscos. O Centro é a materialização de um compromisso pelo aprimoramento constante da segurança — afirmou Azambuja.
Gravação de áudio
A nova ferramenta de gravação de áudio permite ao usuário e ao motorista compartilhar as conversas de uma viagem com a Uber, se desejarem.
— Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem — ressaltou o diretor global de produtos de segurança da Uber, Sachin Kansal.
Ferramenta para mulheres
Diretora geral da Uber no Brasil, Claudia Woods anunciou a investimento da empresa da ordem de R$ 5 milhões para o enfrentamento da violência contra a mulher em parceria com entidades que são referências no tema.
Claudia também relembrou o recente anúncio do programa U-Elas, recurso que permite às motoristas parceiras optarem por transportarem somente usuárias mulheres no Brasil.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade