Você já ouviu falar nos "Valores a Resgatar" que te faz perder dinheiro? E no falso quiz da Cacau Show?
A internet é um mundo à parte, cheio de possibilidades tanto para quem faz o bem quanto o mal. Hoje em dia é difícil não conhecer alguém que não foi enganado por criminosos que se passam por marcas e instituições para se apossar do dinheiro dos desavisados. Dois dos mais comentados nas redes nesta semana são o Golpe do "Dinheiro Esquecido" e o "Quiz da Cacau Show".
Leia também:
Golpe envolvendo o Banco Central
No caso dos Valores a Resgatar a coisa é um pouco complicada: como o fato de que realmente há valores que algumas pessoas possam resgatar no Banco Central é verdadeiro, o golpe também parece real. O que acontece é que os criminosos encaminham pessoas interessadas em checar se têm algum saldo para sites diferentes do oficial e pedem que eles paguem uma pequena quantia para reaver o valor total.
Quando o usuário faz o pagamento, nunca mais tem contato com o criminoso. A redação do iBahia entrou em contato com o Banco Central, que orientou: "Há diversas modalidades de golpes, o importante é destacar que o site do BC é o único local para consulta e que o serviço é gratuito."
Golpe envolvendo a Cacau Show
No perfil oficial da Cacau Show está uma publicação fixada sobre esses golpes, que postada no início do mês de março. O post avisa que com a aproximação da Páscoa e a busca por presentes relacionados à chocolates, o golpe volta à tona, prometendo cestas de brindes e bichos de pelúcia.
No post, a empresa também alerta sobre a importância de estar atento aos detalhes. Criminosos que montaram o golpe redirecionam usuários das redes para um site falso, o "cacaushow.fun", que segundo o site Reclame Aqui, foi criado há 13 dias nos Estados Unidos, um indicativo claro de que esse site é suspeito.
Helena Vila Boim
Helena Vila Boim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!