O terceiro avião com brasileiros que estavam em Israel chegou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 11h30 desta sexta-feira (13). Ao todo, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 69 pessoas, que fogem dos conflitos do país entre o grupo Hamas. Entre os passageiros, estavam duas mulheres grávidas.
Segundo informações da Agência Brasil, todos os passageiros decolaram de Tel Aviv, em Israel, na quinta-feira (12), às 11h55, no horário de Brasília. A aeronave - um KC-390 Millennium da FAB - fez pousos técnicos em Lisboa, em Portugal, e em Cabo Verde, antes de desembarcar ao Recife na manhã desta sexta-feira (13).
Leia também:
Antes de pousar em São Paulo, a aeronave, que trouxe 69 brasileiros de volta ao Brasil, deixou cinco pessoas em Recife, às 6h. Por volta das 8h30, o avião saiu do Recife com 64 passageiros a bordo, com destino a São Paulo. Todos desembarcaram na capital paulista em segurança.
Detalhes do próximo voo:
Um quarto voo está programado para resgatar os brasileiros em Israel, que deve decolar no próximo sábado (14).
- Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
Confronto em Israel
O confronto em Israel aconteceu no sábado (7). As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde o grupo Hamas lançou 5 mil foguetes. Uma rave, que acontecia a cerca de 30km do local, foi um dos locais mais atingidos. Ao menos 260 pessoas morreram na festa.
Diante da ofensiva, o governo israelense iniciou uma retaliação e lançou bombas em direção à Faixa de Gaza. Segundo o balanço mais recente das autoridades locais, até a manhã da quinta-feira (12) cerca de 2.500 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. Segundo o balanço do Ministério da Saúde de Gaza, ao menos 900 palestinos também morreram.
*Com revisão da repórter Nathália Amorim
Thiago Virgílio com Agência Brasil
Thiago Virgílio com Agência Brasil
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!