Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Investigação

Suspeito de matar chef de cozinha na BA foi ex-caseiro da família

Suspeito era procurado pela polícia por tráfico de drogas. Crime aconteceu na casa do chef e da esposa dele em Porto Seguro

Mayra Lopes • 09/12/2023 às 7:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O suspeito de matar o chef de cozinha espanhol e a esposa em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi identificado como Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos. Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi caseiro da família durante 3 meses, em um período em que o casal estava na Europa. No momento, há um mandado de prisão preventiva em aberto contra Eliandro e ele está foragido.


				
					Suspeito de matar chef de cozinha na BA foi ex-caseiro da família
Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos, foi caseiro do casal. Foto: Reprodução/Polícia Civil

David Pegrina Capó, de 53 anos, e Érica da Silva Santos, de 38 anos, foram mortos no dia 24 de novembro. A principal linha de investigação aponta para vingança, isso porque David não teria cumprido um acordo com Eliandro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As investigações revelam que o chef teria garantido dar uma parte da Ilha do Pau do Macaco, que pertencia a ele e a esposa, para o suspeito. No entanto, o caseiro teria utilizado o local para traficar drogas e armazenar armas para uma facção criminosa, o que teria motivado a quebra do combinado entre as partes.

Segundo o delegado Euler da Silva, em entrevista ao jornal O Globo, Eliandro já tinha sido preso anteriormente por um assalto a banco em 2015.

"Em 2015, foi encontrado drogas nessa ilha. Em 2017, teve outra operação da Polícia Federal e foi apontado que o Eliandro e outros parentes dele usavam a facilidade de estarem na ilha para esconder drogas e armas para uma facção criminosa. O acordo não foi cumprido porque o Eliandro, na verdade, não só tomava conta da ilha, ele utilizava o local para o tráfico de drogas", disse ele.

Eliandro é ainda procurado pelo crime de tráfico de drogas. Ele seria comandando da região baiana.

Linha de investigação


				
					Suspeito de matar chef de cozinha na BA foi ex-caseiro da família
David Peregrina Capó e Erica da Silva Santo foram encontrados mortos dentro do próprio restaurante na madrugada de 24 de novembro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A principal linha de investigação indica que o crime foi cometido por vingança. O filho do suspeito, que não teve a identidade revelada, se apresentou na delegacia de Porto Seguro no dia 7 de dezembro e contou o que teria acontecido.

Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e confessou aos policiais que o pai tinha envolvimento. Inicialmente, a polícia acreditava que o filho de Eliandro tinha participação no crime. No entanto, a hipótese atual é de que outras duas pessoas podem ter ajudado ele a comer o duplo homicídio.

Veja também

Durante uma ação da Polícia Federal (PF) em 2019, Eliandro foi acusado pelo crime de tráfico de drogas e teve a prisão preventiva decretada. Ele fugiu da ilha e nunca mais foi visto.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Paulo Henrique de Oliveira, o suspeito voltou para a ilha depois de saber que o restaurante de David e Érica estava fazendo sucesso na região. Acredita-se que Eliandro retornou já com o objetivo de se vingar.

"O acordo não foi cumprido e o David e a Erica continuaram seguindo a vida deles, só que o restaurante do David começou a ganhar bastante visibilidade, muitos turistas de todo o Brasil passaram a frequentar o restaurante, inclusive, artistas. Então, ele ficou em evidência e a investigação apontou que o Eliandro voltou para cobrar aquele acordo que eles tinham e acabou cometendo esse duplo homicídio", disse o delegador Euler.

Além disso, a polícia não acredita que o crime tenha relação com as duas condenações de David, na Espanha, por fraude, apropriação indébita e falsificação de documentos.

Segundo jornais espanhóis, como "El Mundo" e "Diário de Mallorca", David Peregrina estava envolvido em um esquema que fraudou cerca de dois milhões de euros através da concessão de hipotecas falsas.

Relembre crime


				
					Suspeito de matar chef de cozinha na BA foi ex-caseiro da família
Casal foi encontrado com perfurações de arma de fogo.. Foto: Reprodução/Redes Sociais

David Peregrina Capó e Erica da Silva Santos foram encontrados mortos dentro do próprio restaurante na madrugada de 24 de novembro, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

Segundo informações da Polícia Civil (PC), o casal foi encontrado com perfurações de arma de fogo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis informou que Erica foi encontrada morta na área externa do restaurante, enquanto David estava morto na cozinha do restaurante.

Segundo o perito que analisou a cena do crime, provavelmente Erica tentou fugir do ataque pulando do 1º andar e depois que caiu foi alvejada na cabeça. David foi encontrado com tiros no braço, na lateral do tórax e nas costas.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do casal, que era muito conhecido na Costa do Descobrimento.

"No silêncio de suas ausências, encontramos a força nas memórias que compartilhamos. A família Abrasel Costa do Descobrimento está em luto. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares", escreveu a associação, em uma publicação no Instagram.

A Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) de Porto Seguro também lamentou a morte do casal. "Nossos corações estão entristecidos, e nossos pensamentos estão com suas famílias neste momento difícil. Que encontrem conforto na memória do legado deixado por esse casal incrível e que a justiça do papai do céu seja feita!", escreveu o órgão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança