O suspeito de matar o chef espanhol David Peregrina Capó, de 53 anos, e a esposa brasileira Érica da Silva Santos, de 38, em Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, foi identificado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (8) durante coletiva de imprensa sobre o caso. O crime aconteceu no dia 24 de novembro.
De acordo com a Polícia Civil (PC), há um mandado de prisão preventiva em aberto. O delegado responsável pelo caso informou que o suspeito foi identificado como Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos. Ele seria comandante do tráfico de drogas da região e teria matado o chef espanhol e a esposa dele por causa de uma promessa.
Leia também:
Linha de investigação
A principal linha de investigação indica que o crime foi cometido por vingança. O chef teria garantido dar uma parte da Ilha do Pau do Macaco, onde viviam, para o suspeito, já que ele teria cuidado da propriedade por três meses enquanto eles estavam na Europa.
O filho do suspeito, que não teve a identidade revelada, se apresentou na delegacia de Porto Seguro na quinta-feira (7). Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e confessou aos policiais que o pai tinha falou com ele sobre o crime.
- Casal dono de restaurante turístico é achado morto em Porto Seguro
- Restaurante de casal morto em Porto Seguro era famoso entre turistas
- Porto Seguro: polícia trabalha com hipótese de execução de casal
Inicialmente, a polícia acreditava que o filho de Eliandro tinha participação no crime. No entanto, a hipótese atual é de que outras duas pessoas podem ter ajudado ele a cometer o duplo homicídio.
Durante uma ação da Polícia Federal (PF) em 2019, Eliandro foi acusado pelo crime de tráfico de drogas e teve a prisão preventiva decretada. Ele fugiu da ilha e nunca mais foi visto.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Paulo Henrique de Oliveira, o suspeito voltou para a ilha depois de saber que o restaurante de David e Érica estava fazendo sucesso na região. Acredita-se que Eliandro retornou já com o objetivo de se vingar.
Além disso, a polícia não acredita que o crime tenha relação com as duas condenações de David, na Espanha, por fraude, apropriação indébita e falsificação de documentos.
Segundo jornais espanhóis, como "El Mundo" e "Diário de Mallorca", David Peregrina estava envolvido em um esquema que fraudou cerca de dois milhões de euros através da concessão de hipotecas falsas.
- Chef assassinado em Porto Seguro teria fugido da Espanha por fraude
Relembre crime
David Peregrina Capó e Erica da Silva Santos, esposa do chefe de cozinha, foram encontrados mortos dentro do próprio restaurante na madrugada de 24 de novembro, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil (PC), o casal foi encontrado com perfurações de arma de fogo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis informou que Erica foi encontrada morta na área externa do restaurante, enquanto David estava morto na cozinha do restaurante.
- Saiba quem eram Chef de cozinha e esposa mortos na Bahia
- Dona de restaurante morta em Porto Seguro pode ter tentado fugir
- Família da dona de restaurante morta na Bahia pede por justiça
Segundo o perito que analisou a cena do crime, provavelmente Erica tentou fugir do ataque pulando do 1º andar e depois que caiu foi alvejada na cabeça. David foi encontrado com tiros no braço, na lateral do tórax e nas costas.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do casal, que era muito conhecido na Costa do Descobrimento.
"No silêncio de suas ausências, encontramos a força nas memórias que compartilhamos. A família Abrasel Costa do Descobrimento está em luto. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares", escreveu a associação, em uma publicação no Instagram.
A Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) de Porto Seguro também lamentou a morte do casal. "Nossos corações estão entristecidos, e nossos pensamentos estão com suas famílias neste momento difícil. Que encontrem conforto na memória do legado deixado por esse casal incrível e que a justiça do papai do céu seja feita!", escreveu o órgão.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!