Um homem de 31 anos, identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, e suspeito de fornecer armas para uma facção criminosa, morreu nesta quinta-feira (31) após confronto com a polícia em Salvador. A operação, intitulada "Rota Segura", aconteceu no Complexo do Nordeste de Amaralina e resultou ainda na prisão de dois outros suspeitos ligados ao grupo criminoso.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito - conhecido como "Tonelada" - já havia sido preso por tráfico de drogas e roubo, e estava em liberdade provisória. Ele foi baleado na área da Chapada do Rio Vermelho, levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. No local do confronto, os policiais apreenderam uma arma municiada e uma quantidade de drogas.
Leia também:

PM é preso suspeito de matar três homens dentro de carro em Salvador

Ponto de Equilíbrio apresenta turnê de 25 Anos em Salvador

CAIXA Cultural Salvador recebe exposição que celebra Jayme Fygura

Bebê de 2 meses morre após passar mal ao tomar vacinas em Salvador

Dois homens são detidos em operação contra facção
As investigações apontam que a facção investigada estaria envolvida com tráfico de drogas, ataques a viaturas policiais e disputas com grupos rivais. Durante a operação, outros dois homens foram detidos: um deles em Serra Verde, suspeito de tráfico, e o segundo na Rua do Navio, com uma pistola calibre 9 mm, munições e celulares.
A operação, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, envolveu a SSP-BA e a Polícia Federal (PF) e visa desarticular a facção, que atua em crimes como tráfico de armas, lavagem de dinheiro e ataques a forças de segurança. O Complexo do Nordeste de Amaralina, onde a operação se concentra, abrange os bairros Nordeste, Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.
Operação contra facção muda transporte e escolas no Vale das Pedrinhas e no Nordeste de Amaralina
Com o aumento da tensão na área, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) suspendeu o serviço de ônibus no Vale das Pedrinhas e no Nordeste de Amaralina. Além disso, cerca de 3 mil estudantes tiveram as aulas suspensas em escolas da região, devido às operações e clima de insegurança. Confira as escolas que não estão funcionando:
- Escola Municipal Santo André;
- Cmei Vale Das Pedrinha;
- Escola Municipal Centro Social Neusa Nery;
- Escola Municipal Artur de Sales;
- Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva;
- Escola Municipal Vale das Pedrinhas;
- Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor;
- Escola Municipal Maria Amália Paiva;
- Cmei Dália de Menezes.

Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
