Uma operação deflagrada em um famoso restaurante de Itapuã, em Salvador, flagrou um "gato" desviando energia elétrica suficiente para abastecer 300 casas por 15 dias.
Segundo a Neoenergia Coelba, o estabelecimento foi abordado depois de ser mapeado pela distribuidora pelo consumo faturado não bater com o serviço prestado.
Leia também:
A empresa não detalhou o nome do restaurante, mas a reportagem apurou que seria o Vila Bahiana. O iBahia tentou, mas não conseguiu contato com o local até a última atualização deste texto.
Operação flagrou 'gato'
A equipe da Neoenergia Coelba foi acionada pelo centro de monitoramento da empresa. No local, os profissionais verificaram que a ligação clandestina foi realizada por baixo da calçada, com cerca de 50 metros de cabos.
Ainda segundo a Neoenergia, as proprietários não estavam no local no momento da operação, "porém a distribuidora irá prestar queixa crime para que as medidas sejam tomadas".
'Gato' oferece risco
As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como 'gato', representam riscos para a segurança de quem realiza a irregularidade e de toda a população, alerta a Neoenergia.
No caso de Itapuã, por exemplo, os fios poderiam deixar a calçada energizada, expondo a população ao risco.
Além disso, conforme pontuou a empresa, unidades comerciais que furtam energia praticam uma concorrência desleal no setor, levando vantagem indevida em relação a outros empreendimentos.
População pode denunciar
Para evitar problemas como esses, a população pode denunciar casos como esses, quando identificar os desvios.
As denúncias são feitas de forma anônima por meio do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!