O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou, na madrugada desta quarta-feira (1), em Brasília. A aeronave traz o primeiro grupo de brasileiros resgatados em Israel após o início do conflito com o Hamas. O voo partiu de Tel Aviv na terça-feira (10) e durou cerca de 14 horas. De acordo com o g1, a aeronave do tipo KC-30 deixou o país com 211 passageiros.
A expectativa do Governo Federal, é de que até domingo (15), outros cinco voos saiam de Israel com novos grupos de brasileiros que estão na região. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.
Leia também:
Segundo apuração da GloboNews, o governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.
Os brasileiros que desejam deixar o país precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Já no caso dos brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há confirmação sobre a organização de voos de resgate. As dificuldades são logísticas e de segurança. No entanto, o Itamaraty anunciou que alugou um ônibus para retirar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O governo aguarda a autorização do Egito para dar seguimento a operação.
O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou contatos de emergência para auxiliar brasileiros que estão no Oriente Médio. São eles:
- Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
- Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
- Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
Veja os outros voos programados:
- Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
- Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
- Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
- Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
Confronto em Israel
O confronto em Israel aconteceu no sábado (7). As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde o grupo Hamas lançou 5 mil foguetes. Uma rave, que acontecia a cerca de 30km do local, foi um dos locais mais atingidos. Ao menos 260 pessoas morreram na festa, entre eles dois brasileiros, Bruna Valeanu e Ranani Glazer.
Diante da ofensiva, o governo israelense iniciou uma retaliação e lançou bombas em direção à Faixa de Gaza. Segundo o balanço mais recente das autoridades locais, até a manhã de terça-feira cerca de 2.100 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. Segundo o balanço do Ministério da Saúde de Gaza, ao menos 900 palestinos também morreram.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!