iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Camaçari

Preso suspeito de usar deepfake para praticar fraudes na Bahia

Suspeito foi detido no distrito de Barra do Jacuípe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador

foto autor

Redação iBahia

18/06/2025 às 15:40 - há 2 semanas
Google News iBahia no Google News

Um homem foi preso em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), suspeito de realizar fraudes eletrônicas contra instituições financeiras utilizando a tecnologia de deepfake. A prisão ocorreu na terça-feira (17), durante a "Operação Deep Fraud", que foi realizada no distrito de Barra de Jacuípe, bem como nos bairros de Matatu e Coutos, em Salvador.


				
					Preso suspeito de usar deepfake para praticar fraudes na Bahia
Foram apreendidos cédulas de identidade falsas, máquinas de cartão, cartões de crédito de terceiros, entre outros. Foto: PC-BA

Segundo o g1, a ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em entrevista à TV Bahia, o delegado Bruno Oliveira revelou que o suspeito é apontado como o mandante de outro caso, ocorrido em setembro de 2023, no qual um homem foi preso após utilizar os dados do ator Chay Suede para abrir uma conta bancária e cometer uma fraude. Na ocasião, o criminoso obteve um limite de quase R\$ 200 mil no cartão de crédito e R\$ 25 mil no crédito especial, além de tentar se passar por Chay Suede em uma agência bancária. Para aplicar o golpe, ele usou a tecnologia de deepfake.

O crime foi descoberto quando o suspeito foi flagrado tentando desbloquear o aplicativo do Banco Regional de Brasília (BRB) em nome do ator, utilizando um documento falso com os dados de Chay Suede e sua própria foto. As investigações indicam que o grupo criminoso se utilizava da inteligência artificial para manipulação de imagens e vídeos, a fim de contornar os sistemas de segurança dos bancos.

Com identidades forjadas e manipulações visuais, os criminosos conseguiam abrir contas bancárias em nome de outras pessoas, acessar créditos pré-aprovados e causar grandes prejuízos às instituições financeiras.

Durante o cumprimento dos mandados no povoado de Barra do Jacuípe, em Camaçari, e nos bairros de Matatu de Brotas e Coutos, em Salvador, foram apreendidas:

  • 136 cédulas de identidade falsas;
  • 11 máquinas de cartão;
  • 20 cartões de crédito de terceiros;
  • 9 celulares;
  • 110 chips;
  • 1 impressora;
  • 1 notebook.
Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança