Um homem foi preso em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sob a suspeita de mandar jogar ácido em sua ex-companheira após não aceitar o fim do relacionamento, na manhã desta terça-feira (21).
O suspeito, Cláudio Alves de Souza, conhecido como Claus, figurava como "Três de Paus" no Baralho do Crime, uma lista da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com os criminosos mais procurados da Bahia, usada para incentivar denúncias anônimas.
Leia também:
A Polícia Civil (PC) informou que o crime aconteceu em agosto de 2023. O delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), detalhou que, além da tentativa de feminicídio, Claus também é investigado por trancar outra mulher em um quarto de motel e agredi-la.
O acusado foi localizado em seu apartamento, no bairro de Itinga, por equipes da Coordenação de Operações do DEIC e das Delegacias Especializadas de Repressão a Roubos em Coletivos (DERRC) e de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). Ele foi levado à sede do DEIC, onde será ouvido, e passará pelos exames de rotina no Departamento de Polícia Técnica (DPT), ficando à disposição da Justiça.
O que é o Baralho do Crime e como denunciar?
O Baralho do Crime é uma ferramenta criada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com o objetivo de identificar e localizar criminosos procurados no estado. A iniciativa é uma espécie de "baralho" digital, onde cada carta representa um criminoso foragido, sendo que as figuras das cartas são associadas a nomes de criminosos e seus respectivos mandados de prisão em aberto. A ferramenta facilita o trabalho das autoridades de segurança pública e também permite que a população contribua ativamente na localização desses indivíduos.
Como funciona o Baralho do Crime:
Cartas e naipes: as cartas do baralho são divididas em naipes e representam os criminosos mais procurados, organizados por categorias, como homicídios, tráfico de drogas, organizações criminosas, entre outros. Cada carta contém informações sobre o criminoso, incluindo seu nome, foto, os crimes pelos quais é procurado, e detalhes sobre a atuação do indivíduo.
Objetivo: a principal finalidade do Baralho do Crime é envolver a sociedade na busca por criminosos, oferecendo um meio visual e de fácil acesso para que as pessoas reconheçam os procurados e possam colaborar com a polícia.
Como denunciar:
Disque 181: a população pode denunciar de forma anônima e gratuita qualquer informação sobre os criminosos listados no Baralho do Crime por meio do telefone 181, que é o Disque-Denúncia da SSP-BA.
Sigilo e anonimato: a denúncia é sigilosa, garantindo o anonimato do denunciante, o que ajuda a proteger a identidade de quem fornece as informações.
Importância:
O Baralho do Crime tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar a colaboração da sociedade no combate à criminalidade e na captura de foragidos. Ele também ajuda a tornar mais acessíveis as informações sobre os criminosos procurados, facilitando a atuação das autoridades de segurança pública na busca e prisão desses indivíduos.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!