Quarenta e sete pessoas foram presas e 78 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (20) durante a Operação Petrus, da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). A ação investiga um grupo suspeito de movimentar cerca de R$ 80 milhões em contas bancárias, com atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas e armas de fogo.

A Operação Petrus, que cumpre mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabuna, cidade no sul da Bahia, conta com o apoio das polícias civis do Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
Leia também:
Embora a Polícia Civil (PC) não tenha detalhado ao g1 o número de prisões por estado, foi informado que em Itabuna um dos alvos foi preso em sua residência com R$ 10 mil em espécie.
No Rio de Janeiro, foram encontrados quatro alvos, incluindo uma mulher levada à Cidade da Polícia com seu filho pequeno, que estava chorando muito e foi acolhido pelos agentes. Os suspeitos são considerados chefes da organização criminosa e operadores financeiros, responsáveis pelo controle do tráfico em cidades baianas, estando escondidos em comunidades do Rio de Janeiro.

Ainda no Rio de Janeiro, os policiais descobriram um bunker em construção, que seria usado como rota de fuga e entrada de entorpecentes na região.
A polícia também informou que um casal foi preso em São Paulo. O homem é suspeito de envolvimento no homicídio de um delegado em Anagé, no sudoeste da Bahia, em abril de 2018, e é investigado por participação em roubos a bancos e extorsões mediante sequestro.
No Conjunto Penal de Itabuna, dois mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos.
As investigações revelaram que o grupo atuava de forma estruturada, com ramificações na Bahia e em outros estados. Além de ser responsável pela distribuição de drogas e armas, os suspeitos também estavam envolvidos em lavagem de dinheiro para encobrir os lucros obtidos com as atividades criminosas.

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
