Quatro pessoas foram presas na Bahia, duas por mandados de prisões preventivas e duas em flagrante em uma operação nacional da Polícia Federal contra abuso sexual infantojuvenil. A ação acontece nesta quinta-feira (23), em 24 estados e no Distrito Federal, e ainda está em curso.
No total, até às 9h desta quarta, foram 47 mandados de busca e apreensão cumpridos e 27 prisões, incluindo as quatro na Bahia. No estado foram cumpridos mandados em Salvador, Barreiras e Porto Seguro. Não foi detalhado onde as prisões foram feitas.
Leia também:
Intitulada 'Operação Harpia', a ação está a cargo da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/Polícia Federal). Os nomes dos presos não foram divulgados.
A operação acontece após análises de notícias de crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil online, que geraram informações para que investigações sejam aprofundadas por inquéritos policiais, com consequente cumprimento das medidas cautelares no país.
Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento, compartilhamento, produção de material de abuso sexual infantil e, também, estupro de vulnerável.
Significado do nome da operação
A Harpia é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos. É uma exímia caçadora, o que, segundo a PF, se relaciona com o objetivo da operação.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!