A Polícia Civil (PC) da Bahia deflagrou nesta quinta-feira (7) a "Operação Gateway", contra um suspeito de praticar os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa através do uso indevido de mensagens instantâneas (SMS). Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A polícia também prendeu o homem suspeito de desviar R$1 milhão de empresa de telefonia.
Operação Gateway: como acontece a fraude
A "Operação Gateway" foi deflagrada pela Polícia Civil do Ceará, com apoio da PC da Bahia e também acontece em outros estados do país.
Leia também:
O homem é suspeito de efetuar o disparo massivo de nove milhões de SMS com conteúdo fraudulento, inclusive com links de acesso por meio de linhas telefônicas.
Segundo as investigações, o homem efetuou, só em janeiro deste ano, o disparo de cerca de nove milhões de SMS com conteúdo fraudulento, contendo link’s para acesso (phishing) por meio de linhas, que gerou um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 1 milhão de reais a uma empresa de telefonia.
Não há informações se a investigação começou no estado do Ceará.
Com o suspeito foi apreendido um aparelho celular.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!