O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito nesta terça-feira (17), para investigar a denuncia de tortura feita pelo trabalhador rural Deleon Rodrigues, no município de Cocos, no oeste da Bahia.
O caso teria acontecido na última quarta-feira (11), mas só foi divulgado terça (17). Segundo a vítima, ele foi ao local receber o pagamento dos serviços prestados na produção de tabaco. Os colegas de Deleon entraram ele algemado, com hematomas e apenas de cueca após a agressão.
Leia também:
De acordo com o trabalhador rural, Deleon é morador do território quilombola de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, a 941km de Cocos. Ele afirma que voltava da cidade para a fazenda com outros trabalhadores que foram receber o pagamento em um ônibus. Na volta, o veículo foi parado na guarita da fazenda. Todos desceram e foram revistado.
Ainda segundo Deleon, o que teria irritado os seguranças foi uma garrafa de cachaça que estava com ele.
O caso será investigado pela unidade territorial de Coco e acompanhado pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis. O MPT informou que solicitará informações aos órgãos que iniciaram a apuração, como ao Departamento de Polícia Técnica, para onde a vítima foi encaminhada para realizar exame de corpo de delito.
Além disso, serão ouvidas testemunhas antes de solicitar as informações necessárias ao empregador. O MPT também vai solicitar as informações necessárias ao empregador. O MPT deverá solicitar informações à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA).
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!