Em 2024, a Bahia registrou uma redução de 8,7% no número de mortes violentas em comparação ao ano anterior, totalizando 4.440 óbitos. Este é o terceiro ano consecutivo de queda nos índices de violência, conforme divulgado nesta terça-feira (7) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A divulgação dos dados aconteceu em uma coletiva, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Leia também:
De acordo com a pasta, no total, tiveram 1.557 mortes em confrontos, 106 casos de feminicídio e foram realizadas 19.172 prisões na Bahia. Além disso, 94 líderes de facções criminosas foram detidos, e 6.298 armas de fogo, entre elas 86 fuzis, foram apreendidas.
Em relação ao número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) houve uma diminuição de de 1,3%, em comparação com o mesmo período de 2023.
O secretário da pasta, Marcelo Werner, a SSP trabalha com ações ostensivas preventivas, como a Operação Força Total, da Polícia Militar (PM-BA).
"Nós temos trabalhado com investigações tanto da FICCO, quanto da Polícia Federal e da Operação Desarme, da Polícia Civil, para fazer o combate ao tráfico de armas no nosso estado. A gente intensificou operações com as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, para que possa aumentar a fiscalização nas estradas, que são utilizadas como rota no tráfico de drogas e de armas", disse o secretário.
Já em relação ao número de prisões, houve um aumento de 3,5%. Do total de 94 lideranças de facções criminosas alcançadas, 22 são do Baralho do Crime da SSP-BA e 30 foram localizados em outros estados.
O Baralho do Crime é um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.
A SSP ainda apontou que, em 2024:
- 1.132 foram presas com o auxílio do reconhecimento facial;
- 381 veículos foram recuperados com o auxílio do reconhecimento de placas;
- 10 toneladas de drogas foram apreendidas;
- 23 laboratórios foram desarticulados;
- 400 mil pés de maconha foram destruídos.
Conforme a pasta, houve uma redução de 98,6% no número de roubo a bancos. Confira os dados abaixo:
- 10.962 casos de roubos de veículos;
- 6.558 casos de furtos de veículos;
- 665 casos de roubos em ônibus;
- 4 casos de roubos a bancos;
- 176 casos de roubos de cargas.
A SSP-BA também divulgou os dados do Corpo de Bombeiros. Veja:
- 1.026 incêndios combatidos;
- 107 municípios atendidos;
- 1.918 orientações preventivas;
- 183 dias de operações.
Além disso, foram emitidas 1.319.776 unidades da Carteira de Identidade Nacional (CNI), de julho a dezembro de 2024.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!