icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Medida de segurança

Mais de 600 alunos ficam sem aulas após nova operação em Valéria

Ônibus também seguem com itinerário afetado desde a manhã desta sexta-feira (29)

foto autor

Redação iBahia

29/09/2023 às 15:23 • Atualizada em 29/09/2023 às 15:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Três escolas da rede municipal de educação tiveram as aulas suspensas no bairro Valéria, em Salvador, depois que uma nova operação policial foi deflagrada na região nesta sexta-feira (29). A ação teve um suspeito preso e outro morto em confronto.


				
					Mais de 600 alunos ficam sem aulas após nova operação em Valéria
Cândido Vinícius / Ascom-PC

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a medida foi tomada por sensação de insegurança. Ao todo, 655 estudantes ficaram sem aulas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

As unidades com o funcionamento suspenso são: São Francisco de Assis, Municipal Aparecida e Cmei João Paulo I. A retomada das aulas na segunda-feira (2) depende da situação na região nos próximos dias.

Além da educação, o transporte também foi afetado. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), a circulação de ônibus foi suspensa no bairro.

Os coletivos seguem até a região de Penacho e de lá retornam para os destinos. Ainda de acordo com o órgão, agentes estão monitorando a circulação dos coletivos.

Nova operação

Conforme informou a Polícia Civil, a ação tem como objetivo combater o narcotráfico em Valéria. Participam da ação policiais civis, militares e federais. Os veículos blindados, que chegaram a Salvador na última semana, também foram utilizados.


				
					Mais de 600 alunos ficam sem aulas após nova operação em Valéria
Blindados foram utilizados nas ações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em Valéria. Cândido Vinícius / Ascom-PC

De acordo com a Polícia Civil, com o suspeito que morreu, foi encontrado um revólver calibre 38, carregadores e munições. Já com o preso, foram apreendidos drogas, armas, carregadores, munições e balança de precisão, além de roupas camufladas.

As equipes da Polícia Civil atuam com Departamentos Especializados de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Investigações Criminais (Deic), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Inteligência Policial (DIP) e tem o apoio das polícias Militar e Federal.

As atividades fazem parte das ações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Policia Federal, na Bahia. A operação busca armas, drogas e demais materiais ilícitos utilizados por grupos responsáveis por crimes do tráfico de drogas e homicídios.


				
					Mais de 600 alunos ficam sem aulas após nova operação em Valéria
Foto: Cândido Vinícius / Ascom-PC

Além disso, segundo a policia, verifica o levantamento de informações fornecidas pela população no Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), pelo número 181.

A polícia informou à produção da TV Bahia, que esta ação não tem relação com a primeira, realizada há 15 dias atrás e que resultou na morte do agente federal Lucas Caribé, de 42 anos, e quatro suspeitos.

No entanto, a corporação confirmou que a ação busca um grupo que pode ter envolvimento no confronto e que é investigado há um ano.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo! Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança