Dois homens apontados como os líderes de uma organização criminosa com atuação em municípios do Sul da Bahia e outros estados foram presos na manhã de sexta-feira (27), durante uma operação nacional.
Intitulada 'Operação Ancorar', a ação foi realizada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento de Inteligência Policial (DIP) e o Departamento de Polícia do Interior (Depin).
Leia também:
Os criminosos foram presos pelos policiais do Denarc em São Paulo e no Rio de Janeiro. Um dos suspeitos foi identificado com João Ricardo Cardoso Mota, o Rick ou R7. Ele era considerado foragido da Justiça baiana e foi preso no estado carioca.
A polícia investigou durante um ano a quadrilha e recolheu provas, incluindo quebras de sigilo bancários, telefônico e telemático, para pedir as prisões.
“O chefe do grupo foi alcançado no Rio de Janeiro e o '02' foi preso na cidade de Santana da Parnaíba, em São Paulo”, explicou o diretor do Denarc, delegado José Alves Bezerra.
Ao todo, a Justiça baiana decretou 42 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão temporária nos estados da Bahia (36), Pernambuco (9), São Paulo (17), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (4) e Maranhão (1).
A operação foi liderada por unidades da Polícia Civil dos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão em combate ao tráfico de drogas e homicídios.
Os suspeitos presos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil em São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, serão recambiados para a Bahia. A operação segue para localizar mais envolvidos.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!