O principal líder de uma organização criminosa do bairro de Valéria, em Salvador, morreu em confronto com policiais na manhã desta segunda-feira (4), durante "Operação Responsio".
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o criminoso foi identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, conhecido como "Pablo Escobar". Ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de organização criminosa.
Leia também:
"Pablo Escobar" também integrava o "Baralho do Crime", da SSP-BA, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia. Além dos crimes cometidos, ele também era conhecido por oprimir e ameaçar moradores do bairro.
A operação foi deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Também participam da operação:
- Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco)
- Inteligência Policial (DIP)
- Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
- Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core)
- Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI-SSP)
- Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco)
- Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI-PF)
- Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER-PM)
Apreensões e prisões durante operação
Durante a operação, a polícia também desarticulou três acampamentos de drogas. Foram apreendidos cerca de 150kg de maconha.
Além disso, seis granadas, rádios comunicados, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições e sete aparelhos também foram encontrados pela polícia. Um homem foi preso em posse das granadas e parte das drogas durante o cumprimento dos mandados.
Morte de comparsa
No começo da manhã, quando a operação foi deflagrada, também foram apreendidos dois fuzis. Durante a ação, o suspeito Carlos Alessandro Santana Santos, o "Cachinho", foi localizado. Ele também é integrante do grupo criminoso.
O criminoso entrou em confronto com policiais, foi baleado e não resistiu. Ele tinha mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.
Impactos causados pela operação
Por causa do clima de insegurança no bairro, a circulação de ônibus foi interrompida em Valéria nas primeiras horas da manhã dessa segunda.
De acordo acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), com a interrupção do serviço, os coletivos seguem até o Largo do Penacho Verde e de lá retornam para os terminais de origem. Agentes monitoram o atendimento na região.
Os estudantes também foram afetados por causa da operação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as escolas São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida estão com as atividades suspensas. Já a Secretaria de Educação, do Governo do Estado, informou que as aulas estão mantidas.
Já os postos de saúde também estão funcionando normalmente no bairro até o momento, segundo a Secretaria de Saúde (SMS).
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!