A Justiça decretou a prisão preventiva de Silvani da Silva Santana, responsável pelo lar de idosos Nossa Senhora das Candeias, que foi interditado na última terça-feira (10), no bairro de Itapuã, em Salvador. A mulher é suspeita de múltiplos crimes cometidos dentro do Estatuto do Idoso, como maus-tratos e retenção do cartão de um paciente.
A prisão foi decretada na quarta-feira (11), durante audiência de custódia. A mulher foi presa em flagrante no dia do fechamento do espaço, e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu a conversão em razão da necessidade de garantia da ordem pública.
Leia também:
Dona do lar de idosos fechado em Salvador tinha ignorado decisão judicial
Segundo o MPBA, a responsável pelo estabelecimento ignorou o prazo para o cumprimento da determinação judicial, o que motivou uma inspeção em novembro. Na visita, realizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, foi verificado que o lar de idosos continuava funcionando, com 15 residentes, sendo cinco deles novos.
O relatório apontou que, além de não promover a transferência dos idosos, a instituição ainda desconsiderou a recomendação de não admitir mais acolhimentos. Paredes com mofo e infiltração, insalubridade e precariedade na prestação dos serviços são algumas das irregularidades apontadas pelo Ministério Público.
O MP-BA informou que depois do fechamento, a retirada dos idosos será feita pelos órgãos municipais e que os idosos serão acolhidos em outro local, que não foi divulgado.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!