icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saiba detalhes

Grupo com 215 brasileiros deixa Israel em aeronave da FAB

Contando com este grupo, 916 pessoas foram resgatadas da área de conflito

foto autor

Redação iBahia com Agência Brasil

14/10/2023 às 15:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O quinto avião que o governo brasileiro mobilizou para resgatar brasileiros retidos no Oriente Médio pelo confronto militar entre Israel e o grupo Hamas partiu de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 deste sábado (14).


				
					Grupo com 215 brasileiros deixa Israel em aeronave da FAB
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A aeronave, um KC-30 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Aeroporto Ben Gurion com 215 passageiros com destino ao Brasil - entre eles, nove bebês -, além da tripulação militar e 16 animais de estimação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A previsão da FAB é que a aeronave pouse no Aeroporto do Galeão no início da madrugada deste domingo (15). Com isso, o total de brasileiros repatriados por meio da Operação Voltando em Paz, do governo federal, chegará a 916 pessoas.


				
					Grupo com 215 brasileiros deixa Israel em aeronave da FAB
Foto: Reprodução / Redes sociais

Mais voos serão necessários

O Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários ao menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram a ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito. “Todos os que quiserem sair, sairão”, garantiu o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, em nota do Itamaraty.

Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais por meio do formulário que a embaixada brasileira em Tel Aviv disponibilizou na internet, mas conforme o diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, explicou na última quarta-feira (11), nem todos manifestaram intenção de deixar a região neste primeiro momento.

Além disso, alguns deles preencheram o formulário mais de uma vez, de forma que o Itamaraty ainda não sabe ao certo quantos, de fato, são os brasileiros na região.

“Verificamos o fenômeno de duplo, até triplo registro. Algumas pessoas estão se inscrevendo mais de duas vezes, em alguns casos. Estamos revendo esta lista, fazendo um pente-fino”, comentou Gomides Filho, frisando que os cidadãos já repatriados estão entre os que responderam o formulário.

Uma sexta aeronave destacada para resgatar os brasileiros, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, na Itália, onde a tripulação aguarda a autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores tentará embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob forte ataque das forças militares israelenses.


				
					Grupo com 215 brasileiros deixa Israel em aeronave da FAB
Foto: Reprodução/TV Globo

Quarto avião chegou ao Brasil

O 4° voo com brasileiros resgatados de Israel, que fogem do conflito entre o país e o Hamas, chegou ao Rio de Janeiro no início da madrugada deste sábado (14). Ao todo desembarcaram 207 passageiros.

O KC-30 tinha decolado de Tel Aviv no início da tarde de sexta-feira (13). Mais cedo, no mesmo dia, o 3° voo deixou brasileiros em Recife em São Paulo.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia com Agência Brasil

AUTOR

Redação iBahia com Agência Brasil

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança