Nos 10 primeiros meses de 2023, 75 mulheres foram assassinadas por homens com quem dividiam a vida e a intimidade. O número é o total de feminicídios registrados pela Polícia Civil nos 10 primeiros meses de 2023.
Se comparado ao mesmo período de 2022, o total registrado este ano é levemente menor. Dez a menos em números absolutos. Nos primeiros 10 meses daquele ano, 85 mulheres foram assassinadas por homens intitulados namorados, esposos e companheiros no geral. A variação percentual é de 11,8%, conforme o divulgado.
Leia também:
Relembre alguns casos:
Renata Santana Freitas, 37 anos
Assassina pelo esposo com quem se relacionava há 20 anos. Foi atacada com três tiros um dia após o homem deixar a casa onde viviam, em Mussurunga, Salvador. O casal estava em processo de separação. O homem tirou a própria vida em seguida.
A cantora gospel e pastora desapareceu no dia 24 de outubro após sair de casa, no bairro de Valéria, em Salvador, em direção à cidade de Dias D´Ávila, na Região Metropolitana (RMS). O sumiço de Sara foi registrado na polícia pelo marido da cantora, o pastor Ederlan Santos Mariano, hoje preso como principal investigado pelo crime. Além do esposo, outras três pessoas estão presas por participação no crime.
Jocélia Mendes de Melo, 43 anos
Morta pelo ex-companheiro a facadas na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Além do crime, o suspeito deixou escrito na residência mensagem de ódio contra a mulher. O corpo da vítima foi encontrado no meio da rua. O suspeito está preso.
Morta a tiros pelo ex-namorado na localidade de Cucui de São Cosme, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. O autor, Antônio Marcos Amorim, de 22 anos, tirou a própria vida após o crime.
Sabrina Luíza Souza Bonfim, 17 anos
Morta a tiros pelo ex-namorado na cidade de Santo Antônio de Jesus. O homem não aceitava o fim do relacionamento. O corpo da jovem foi encontrado em cima da cama da casa onde morava. A jovem deixou duas filhas, de 4 e 5 anos. Áudios resgatados pela investigação mostram ameaças sofridas pela jovem.
Morta pelo esposo dentro de casa. O corpo foi encontrado com marcas de agressões. À época, vizinhos chegaram a relatar o barulho gerado pelos golpes. O crime ocorreu na casa do casal, no bairro de Brotas, em Salvador. O homem está preso.
A cabeleireira morreu em decorrência de queimaduras. Ela foi atacada pelo ex-namorado na cidade de Itabuna. O homem foi preso em flagrante.
Priscila de Jesus Ramos, 21 anos
A estudante universitária foi morta a tiros pelo então companheiro. No momento do ataque, ela circulava em uma rua da cidade de Feira de Santana, onde vivia.
Feminicídio é o homicídio de mulheres pelo fato de elas serem mulheres. Ou seja, crimes marcados pela misoginia, menosprezo da condição de mulher e/ou discriminação de gênero ou em contexto de violência doméstica. Foi reconhecido pela Lei 13.104/2015, que alterou o Código Penal Brasileiro.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!