Dois fazendeiros foram presos em flagrante, neste domingo (21), por envolvimento na morte da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, da etnia Pataxó, e na tentativa de homicídio contra o cacique Nailton Muniz Pataxó. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo a entidade, os fazendeiros foram localizados por guarnições da Polícia Militar (PM), na cidade de Potiraguá, interior da Bahia, durante ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.
Leia também:
A 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) apreendeu quatro armas de fogo (pistolas e revólveres) com dois ruralistas. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Informações apuradas pela equipe da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, apontam que a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros. Homens encapuzados teriam invadido uma fazenda no sábado (20), e fizeram dois indígenas reféns. Ao longo do dia, eles foram liberados e os suspeitos encaminhados para a delegacia.
A fazenda estaria sendo ocupada por indígenas e neste domingo (21), cerca de 200 fazendeiros da região invadiram o local afirmando que a fazenda não pertence aos indígenas. Um conflito começou e tiros foram disparados.
As investigações serão realizadas pela Delegacia Territorial (DT/Itapetinga). O caso é acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul). A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço, por termpo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na região.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!