A delegada titular de Ituberá, no baixo sul da Bahia, Patrícia Crisóstomo, fez um desabafo depois que a delegacia da cidade foi invadida, na madrugada de sábado (2). Duas armas e munições da Polícia Civil (PC) da Bahia foram levadas.
Visivelmente chateada, a gestora iniciou um vídeo gravado por ela afirmando que deveria estar de férias, mas seguia no município e acabou indo até a unidade policial. Foi ela quem descobriu a invasão.
Leia também:
A delegada conta ainda que teria acionado ajuda, mas não teve retorno e seguia sozinha na delegacia na madrugada deste domingo (3) para evitar que uma nova invasão acontecesse. Ela teme que os criminosos tenham acesso à sala do cartório da unidade. Assista abaixo:
"Não era para eu estar aqui. Por um acaso eu vim, senão seria pior".
Ainda conforme detalhou Crisóstomo essa seria a terceira invasão da delegacia. A delegada relatou problemas estruturais e falta de viaturas e efetivos para atuar no dia a dia.
Segundo o relato, além da delegada, apenas outras três pessoas trabalham no local, em horário administrativo. Foi exatamente fora desse período que a invasão aconteceu.
"A unidade de Ituberá está extremamente vulnerável e é uma situação complicada porque levaram as armas da Polícia Civil. Infelizmente é essa a realidade que a gente tem aqui no interior. Essa falta de amparo e recurso para fazer frente a toda essa ousadia da criminalidade".
Os criminosos tiveram acesso ao interior da unidade policial pelo telhado. Eles quebraram o forro de PVC e pularam na sala onde as armas estavam. Documentos também foram revirados no local.
"Acessaram pela área externa da área de serviço e conseguiram entrar pelo forro. Eles não arrombaram portas. Eles entraram pelo telhado. Tentaram entrar no cartório. Eu tenho certeza que se eu não viesse aqui hoje, com certeza eles retornariam e entrariam na sala do cartório", detalhou a delegada.
Em nota, a polícia informou que a 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), que é responsável pela delegacia, instaurou um inquérito para apurar o arrombamento. As equipes da 5ª Coorpin com apoio operacional da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) fazem buscas para identificar e localizar os autores.
A corporação disse também que a nova Delegacia de Ituberá está em fase de construção. "A estrutura obedece o novo padrão de segurança, conforto e eficiência das mais de 50 unidades inauguradas em diversas cidades da Bahia".
O iBahia questionou sobre os outros problemas apontados pela delegada, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!