Até a manhã desta segunda-feira (22), cinco mortes foram confirmadas - quatro adultos e uma criança - em decorrência de um acidente com uma embarcação na Baía de Todos-os-Santos, no trecho entre Ilha de Maria Guarda e a cidade de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador. A embarcação naufragou por volta das 22h deste domingo (21).
Onze pessoas foram atendidas no Hospital Municipal de Madre de Deus, das quais cinco tiveram morte confirmada. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Amaro, no Recôncavo baiano.
Leia também:
Outras três vítimas, sendo duas crianças de 6 e 1 ano e uma mulher de 56 anos, foram transferidas para Salvador. Um sobrevivente ainda aguarda encaminhamento. Duas pessoas receberam alta.
O número total de desaparecidos não foi ainda confirmado pelas autoridades que acompanham o caso.
Informações preliminares apontam que minutos antes do acidente uma confusão havia ocorrido na embarcação, o que pode ter motivado o acidente. Todas as pessoas que estavam na embarcação retornam de uma festa ocorrida em Madre de Deus.
Por meio de nota a Marinha do Brasil (MB), através do Comando do 2° Distrito Naval, informou que "uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos, em conjunto com outros órgãos, além de apurar o ocorrido e coletar informações."
Busca por desaparecidos
A embarcação que naufragou na Baía de Todos-os-Santos é do tipo saveiro, com registro na categoria esporte e recreio, com capacidade para 10 passageiros e um tripulante. A embarcação, no entanto, operava acima da capacidade.
Não se sabe exatamente quantas pessoas estavam no local no momento do acidente. As vítimas não utilizavam coletes salva vidas. Pelo menos duas pessoas - uma criança e um adulto - estão desaparecidos.
De acordo com um representante da Marinha do Brasil, as buscas por desaparecidos segue nesta segunda-feira. As equipes trabalham com um navio e uma lancha que permitem manter o trabalho mesmo em ocasiões de maré baixa, além de moto aquática e outras três embarcações da Capitania dos Portos da Bahia.
Segundo o Corpo de Bombeiros da Bahia, cerca de 30 bombeiros militares, incluindo mergulhadores trabalham desde a madrugada nas buscas.
Investigação
A 17ª Delegacia Territorial de Mande de Deus (RMS) conduzirá o inquérito que investiga as causas do acidente. Segundo a Polícia Civil, a investigação já está em curso. Guias periciais de remoção foram expedidas.
Veja a lista das vítimas fatais:
Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos;
Flaviane Jesus dos Santos, 29 anos;
Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7 anos;
Caroline Barbosa de Souza, 17 anos;
Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!