icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bahia

Chefes de facções transferidos para presídio mandaram matar rivais

Quatro chefes de facções foram transferidos, no domingo (12), para o presídio de segurança máxima; eles são suspeitos mandarem matar rivais

foto autor

Redação iBahia

13/05/2024 às 7:37 • Atualizada em 13/05/2024 às 7:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Quatro homens apontados como chefes de facções criminosas de Feira de Santana, município a cerca de 100km de Salvador e transferidos no domingo (12) para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, são suspeitos de orquestrar crimes de dentro da prisão.


				
					Chefes de facções transferidos para presídio mandaram matar rivais
Quatro chefes de facções foram transferidos, no domingo (12), para o presídio de segurança máxima de Serrinha. Foto: Divulgação/MPE

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o quatro suspeitos são investigados como responsáveis por homicídios na cidade nos últimos dias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Ainda de acordo com a SSP-BA, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas celas, onde foram apreendidos celulares, assessórios de telefone e facas.

A SSP-BA informou que os quatro homens ficaram ficarão custeados em Serrinha sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Chefes de facção são suspeitos de mandar matar homem

As investigações indicam que os quatro homens apontados como líderes de facções mandaram matar rivais e orquestraram ataques na última semana. O objetivo das ações criminosas seria ampliar o território de atuação dos grupos criminosos.

A transferência dos quatro suspeitos teve o objetivo de isolar e tirar a possibilidade de comunicação deles com outros integrantes de facções. Os mandados foram expedidos pela Justiça e acatados pela Ministério Público da Bahia (MP-BA).


				
					Chefes de facções transferidos para presídio mandaram matar rivais
Quatro chefes de facções foram transferidos, no domingo (12), para o presídio de segurança máxima de Serrinha. Foto: Divulgação/MPE

O material apreendido nas celas será submetido a conferência e análise pelo Gaeco e Seap. Em seguida, será encaminhado para os órgões competentes.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Grupo de Segurança Institucional (GSI), Comando de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e do Grupamento Especializado em Operação Prisionais (Geop); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).

Crimes em Feira de Santana

Segundo a Polícia Civil da cidade, 113 mortes foram registradas durante o período.

  • Na última sexta-feira (10), três homens foram mortos a tiros, enquanto bebiam, na frente de um mercado. O triplo homicídio aconteceu no bairro Rua Nova. Três suspeitos armados chegaram em um veículo, atiraram contra as vítimas e fugiram.

				
					Chefes de facções transferidos para presídio mandaram matar rivais
Cerca de 113 mortes foram registradas durante período. Foto: Redes Sociais
  • Além do triplo homicídio no bairro Rua Nova, outras cinco mortes foram registradas em Feira de Santana, entre sexta-feira (10) e sábado (11), nos bairros Pampalona, George Américo, Queimadinha, Pedra Ferrada e no distrito de Humildes. As vítimas tinham entre 18 e 37 anos.
  • No fim do mês passado, sete jovens foram mortos em diferentes pontos da cidade, em 48 horas. Os crimes aconteceram entre 27 e 29 de abril.

Todos os casos são investigados pela Delegacia de Homicídios (DH/Feira de Santana) da cidade, que até então não confirma relação entre todos os crimes.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança