O boi que foi atropelado e fugiu durante uma tentativa de resgate, em Salvador, na manhã desta terça-feira (24), é o 2º a causar confusão na cidade em menos de 5 anos.
Em 2018, um outro boi gerou transtornos na Avenida Paralela e região, após fugir do Parque de Exposições Agropecuárias. O animal ficou cinco dias desaparecido e acabou morrendo afogado na praia de Stella Maris.
Leia também:
Na época, o boi estava sendo descarregado no parque, para participar da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), quando sumiu. Ele chegou a aparecer no fundo do Aeroporto Internacional de Salvador dias antes de ir para a praia.
O animal chegou ao mar durante uma ação para capturar ele. Na ocasião, pessoas que estavam na praia tentaram tirar o boi do mar, mas quando conseguiram o animal já havia engolido muita água e morreu.
A organização da Fenagro afirmou em nota enviada na época que, assim que o boi fugiu, uma equipe da feira tentou resgatá-lo, porém o animal, que tinha três anos e cerca de 600 quilos, entrou em uma área de vegetação e o resgate foi impossibilitado.
Ainda segundo a Fenagro, a captura do animal foi reiniciada no dia da morte dele, por cavaleiros de apoio da feira e cavalaria montada da Policia Militar. Só que, na fuga, o animal pegou a direção da praia e entrou no mar.
Diferentemente deste animal, o boi que apareceu na Avenida Orlando Gomes nesta terça-feira não tem relação Parque de Exposições Agropecuárias.
Procurada pelo iBahia, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), que administra o parque, informou que o boi não é de lá. Segundo a pasta, não há animais no local nesse período.
Confusão na Avenida Orlando Gomes
O motorista atropelou o boi nesta manhã depois que o animal foi para a pista e ele não conseguiu desviar antes da colisão. O boi ficou machucado.
De acordo com informações do condutor do veículo dadas à produção da TV Bahia, o animal entrou na pista de repente. Nas imagens, é possível ver que a frente do carro ficou destruída e o veículo precisou ser retirado do local por um guincho.
De acordo com a Diretoria de Proteção Animal de Salvador (Dipa), uma equipe de veterinários foi até o local, mas o boi atacou e acabou fugindo.
Ao iBahia, a diretora geral da Dipa, Michelle Holanda, informou que o animal entrou em uma mata fechada e ainda não foi encontrado. Segundo o órgão, foi solicitado o apoio da Companhia de Polícia Ambiental (COPA) para tentar monitorar o animal e fazer o resgate.
Em nota, a Polícia Militar informou que policiais do Esquadrão de Polícia Montada chegaram a atuar em apoio a outros órgãos públicos durante a manhã, inicialmente, no isolamento da pista, e, em seguida, em uma tentativa de captura o boi, mas sem sucesso.
A Dipa diz ainda que faz o recolhimento de animais de grande porte que estejam abandonados em via pública, com o auxílio da Transalvador e, às vezes, do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).
Nesses casos, a recomendação dada pelo órgão é que o cidadão faça contato pelo 156 ou pelo site do Fala Salvador, descrevendo o local para que a equipe realize o resgate do animal.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!