O norte-americano Zachary Modi Mikaya, suspeito de esfaquear a namorada e um taxista em dois bairros nobres de Salvador, no domingo (10), foi achado morto nesta terça-feira (12) após cair da janela de um hotel no bairro do Costa Azul.
Zachary Modi Mikaya era procurado pelos crimes cometidos no domingo. No entanto, em março deste ano, ele chegou a ser preso por agredir uma profissional do sexo, tentar tomar a arma de policiais militares e se masturbar na frente deles.
Leia também:
Segundo o delegado Nilton Borba, titular da delegacia do bairro do Rio Vermelho, a Polícia Civil soube onde o norte-americano estava na noite de segunda-feira (11) e solicitou a prisão.
"Ele atentou contra a vida de duas pessoas. A delegacia requereu o mandado de prisão preventiva, que foi decretado. Ontem à noite, recebemos informações sobre o paradeiro deste americano e viemos cumprir esse mandado", disse ele.
Ainda de acordo com o titular, o suspeito deu entrada no hotel onde estava hospedado com uma identidade falsa. No documento entregue no local ele aparece com o cabelo cortado e outro nome.
Ao chegar no local para cumprir a prisão, o norte-americano ainda estava vivo. Os agentes foram até o quarto de Zachary Modi e deram voz de prisão ao suspeito, que estava trancado no quarto.
O delegado Nilton Borba explicou que neste momento os policiais ouviram gritos dentro do imóvel e chegaram a acreditar que Zachary Modi estava agredindo alguém. No entanto, não havia outras pessoas no quarto.
"Ele estava completamente transtornado. Não chegamos nem a vê-lo. Quando a gente tentou abrir a porta do quarto, ele colocou um 'pega-ladrão', então fez barulho. Nesse momento ele começou a gritar dentro do quarto e ouvimos o barulho forte de quebra de vidro e imaginamos até que ele estaria agredindo alguém no quarto, mas ele estava sozinho", disse o delegado em entrevista à TV Bahia.
Em seguida, os policiais ordenaram que ele abrisse a porta do quarto, mas ouviram o barulho de vidro estilhaçado e queda. Ao entrarem no imóvel constataram que Zachary Modi tinha caído da janela.
Ainda não se sabe se o corpo dele será levado para os Estados Unidos ou sepultado em Salvador.
Esfaqueamentos
A namorada de Zachary Modi foi esfaqueada na manhã de domingo, 10 de dezembro, na Barra. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima revelou que as agressões foram cometidas pelo norte-americano.
Ainda segundo a PM, a mulher foi atingida na Rua Afonso Celso. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para uma unidade de saúde da região e recebeu alta após o atendimento.
Pouco depois, uma outra equipe da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi chamada por causa de um taxista esfaqueado na Avenida Princesa Leopoldina, no bairro da Graça.
A vítima foi encontrada no local com ferimentos no braço e no pescoço. O taxista relatou ter sido golpeado por um homem com as mesmas características físicas do autor do crime que aconteceu na Barra, cometido por Zachary Modi. A vítima segue internada no Hospital Geral do Estado (HGE).
Quem era Zachary Modi Mikaya
Segundo a delegada Mariana Ouais, titular da delegacia na Barra, Zachary Modi Mikaya chegou ao Brasil para fazer uma viagem de seis meses com a namorada.
Na época, ele era engenheiro de software do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A instituição de ensino é considerada a melhor universidade do mundo.
Enquanto viajava pela capital baiana ele trabalhou home-office. Mas, após os crimes cometidos em março, não se sabe se ele continua no quadro de funcionários da empresa.
Além disso, depois de ser preso, Zachary Modi passou a responder por extorsão mediante fraude e tentativa de homicídio contra a garota de programa e teve o passaporte retido. Por causa disso, não pôde retornar para os Estados Unidos e se instalou em Salvador.
Segundo a namorada do norte-americano, ele trabalhava entre três e quatro horas por dia e era usuário de drogas. Para a polícia, a Embaixada informou que Zachary não respondia por crimes nos Estados Unidos.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!