icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Desdobramentos

Morre americano suspeito de esfaquear namorada e taxista em Salvador

Polícia apura queda do segundo andar de um hotel no bairro de Costa Azul

foto autor

Nathália Amorim

12/12/2023 às 8:17 • Atualizada em 12/12/2023 às 8:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O norte-americano Zachary Modi Mikaya, suspeito de esfaquear a namorada e um taxista em dois bairros nobres de Salvador, no domingo (10), foi achado morto nesta terça-feira (12) após cair da janela de um hotel no bairro do Costa Azul.


				
					Morre americano suspeito de esfaquear namorada e taxista em Salvador
Zachary Modi Mikaya foi preso em março, acusado de agressão a uma profissional do sexo. Reprodução/TV Bahia

Zachary Modi Mikaya era procurado pelos crimes cometidos no domingo. No entanto, em março deste ano, ele chegou a ser preso por agredir uma profissional do sexo, tentar tomar a arma de policiais militares e se masturbar na frente deles.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo o delegado Nilton Borba, titular da delegacia do bairro do Rio Vermelho, a Polícia Civil soube onde o norte-americano estava na noite de segunda-feira (11) e solicitou a prisão.

"Ele atentou contra a vida de duas pessoas. A delegacia requereu o mandado de prisão preventiva, que foi decretado. Ontem à noite, recebemos informações sobre o paradeiro deste americano e viemos cumprir esse mandado", disse ele.

Ainda de acordo com o titular, o suspeito deu entrada no hotel onde estava hospedado com uma identidade falsa. No documento entregue no local ele aparece com o cabelo cortado e outro nome.

Ao chegar no local para cumprir a prisão, o norte-americano ainda estava vivo. Os agentes foram até o quarto de Zachary Modi e deram voz de prisão ao suspeito, que estava trancado no quarto.

O delegado Nilton Borba explicou que neste momento os policiais ouviram gritos dentro do imóvel e chegaram a acreditar que Zachary Modi estava agredindo alguém. No entanto, não havia outras pessoas no quarto.

"Ele estava completamente transtornado. Não chegamos nem a vê-lo. Quando a gente tentou abrir a porta do quarto, ele colocou um 'pega-ladrão', então fez barulho. Nesse momento ele começou a gritar dentro do quarto e ouvimos o barulho forte de quebra de vidro e imaginamos até que ele estaria agredindo alguém no quarto, mas ele estava sozinho", disse o delegado em entrevista à TV Bahia.

Em seguida, os policiais ordenaram que ele abrisse a porta do quarto, mas ouviram o barulho de vidro estilhaçado e queda. Ao entrarem no imóvel constataram que Zachary Modi tinha caído da janela.

Ainda não se sabe se o corpo dele será levado para os Estados Unidos ou sepultado em Salvador.

Esfaqueamentos

A namorada de Zachary Modi foi esfaqueada na manhã de domingo, 10 de dezembro, na Barra. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima revelou que as agressões foram cometidas pelo norte-americano.

Ainda segundo a PM, a mulher foi atingida na Rua Afonso Celso. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para uma unidade de saúde da região e recebeu alta após o atendimento.

Pouco depois, uma outra equipe da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi chamada por causa de um taxista esfaqueado na Avenida Princesa Leopoldina, no bairro da Graça.

A vítima foi encontrada no local com ferimentos no braço e no pescoço. O taxista relatou ter sido golpeado por um homem com as mesmas características físicas do autor do crime que aconteceu na Barra, cometido por Zachary Modi. A vítima segue internada no Hospital Geral do Estado (HGE).

Quem era Zachary Modi Mikaya

Segundo a delegada Mariana Ouais, titular da delegacia na Barra, Zachary Modi Mikaya chegou ao Brasil para fazer uma viagem de seis meses com a namorada.

Na época, ele era engenheiro de software do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A instituição de ensino é considerada a melhor universidade do mundo.

Enquanto viajava pela capital baiana ele trabalhou home-office. Mas, após os crimes cometidos em março, não se sabe se ele continua no quadro de funcionários da empresa.

Além disso, depois de ser preso, Zachary Modi passou a responder por extorsão mediante fraude e tentativa de homicídio contra a garota de programa e teve o passaporte retido. Por causa disso, não pôde retornar para os Estados Unidos e se instalou em Salvador.

Segundo a namorada do norte-americano, ele trabalhava entre três e quatro horas por dia e era usuário de drogas. Para a polícia, a Embaixada informou que Zachary não respondia por crimes nos Estados Unidos.

foto autor
AUTOR

Nathália Amorim

AUTOR

Nathália Amorim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança