O homem apontado como responsável pelos disparos que matou Jamile Sanches Araújo Miranda, de 18 anos, em outubro de 2021, foi condenado a 30 anos e 15 dias de prisão. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) após júri popular realizado em Salvador, na sexta-feira (5) e finalizado por volta de 0h do sábado (6).
Jamile foi morta no bairro de São Cristóvão, em Salvador, dentro do carro da família. Na época, a jovem estava junto com seus pais e levava uma amiga para casa quando todos foram abordados.
Leia também:
Autor do crime foi condenado a 30 anos de prisão
Segundo o MP-BA, as investigações constataram que as vítimas foram abordadas por quatro homens armados, dentre eles Elizeu Costa Rodrigues de Souza, que atirou quatro vezes contra a família. Um dos tiros atingiu Jamile na cabeça e a levou a óbito.
O homem condenado no júri foi preso pelo crime em novembro de 2021, menos de um mês após o crime, mas foi solto. Em abril de 2022, o nome de Elizeu Costa foi inserido no "Baralho do Crime" da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e em janeiro de 2022, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Elizeu pelo assassinato da jovem.
O acusado foi preso em agosto de 2022, 10 meses após o crime. Ele se apresentou na 1ª Delegacia de Homicídios, em Salvador, com os advogados. Na sexta-feira (5), o acusado foi à júri popular em Salvador e vai cumprir a pena de 30 anos e 15 dias, inicialmente em regime fechado.
Investigações do caso
Ainda segundo denúncia do MP-BA, os crimes teriam acontecido por motivo torpe, com emprego de meio que resultou perigo comum, já que praticado em via pública, e emprego de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.
Elizeu de Souza também foi denunciado por associação criminosa armada e corrupção de menor, por ter a companhia de adolescentes na prática do crime. De acordo com o MP-BA, o suspeito não atingiu os pais de Jamile Sanches Araújo por circunstância alheias à sua vontade.
Todos os envolvidos no crime foram alcançados. Além de Elizeu, durante as investigações, dois adolescentes foram apreendidos, conduzidos para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e posteriormente colocados à disposição da Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público.
Relembre o caso
O caso aconteceu na noite de 27 de outubro de 2021. Jamile Sanches foi baleada no bairro de São Cristóvão logo após deixar a amiga em casa, na comunidade Yolanda Pires. A jovem morava no bairro de Luís Anselmo, mas tinha ido para a região para acompanhar a outra menina no cinema.
Jamile estava no carro da família quando foi baleada. Os pais da menina tinham ido buscá-la no Salvador Norte Shopping após a sessão de cinema. A menina estava no banco de trás do veículo, enquanto o pai dirigia e a mãe viajava no banco do carona.
Ao sair da localidade, que é considerada perigosa, o pai da vítima acendeu a luz interna do carro, abaixou os vidros e ligou o farol. Neste momento, dois jovens, que aparentavam ser adolescentes, apareceram armados.
Ainda de acordo com o relato da família, os suspeitos mandaram eles voltarem de ré com o veículo. Enquanto o pai de Jamile fazia a volta, para sair para outra rua, outros dois criminosos apareceram e aconteceram disparos.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!