icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Atos antidemocráticos

8 de janeiro: homem é preso em Salvador um ano após ataques a Brasília

Nova fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de prisão, buscas e apreensão em 12 estados

foto autor

Mari Leal

08/01/2024 às 9:07 • Atualizada em 08/01/2024 às 10:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Exatamente um ano depois os atos antidemocráticos em Brasília, um homem foi preso preventivamente em Salvador, na manhã desta segunda-feira (8), em mais uma fase da Operação Lesa Pátria.

Ele foi identificado como Wagner Ferreira Filho, e teria pagado R$ 24 mil para fretar um ônibus de manifestantes. A TV Globo apurou que material genético do investigado foi encontrado em uma esquadria de vidro do Salão Negro do Congresso Nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A ação da Polícia Federal investiga os ataques às sedes dos Poderes, em 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).


				
					8 de janeiro: homem é preso em Salvador um ano após ataques a Brasília
Nova fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de prisão, buscas e apreensão em 12 estados. Divulgação/Polícia Federal

Outros dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos no estado, em Salvador e Barreiras, no oeste baiano. A ação é realizada pela Polícia Federal na Bahia e em mais 11 estados.

A Operação Lesa Pátria atua desde 2023 com o objetivo de identificar financiadores e fomentadores dos ataques à sede dos Poderes na capital federal. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e vandalizados. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestavam à época.

Para esta fase, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal 47 mandados judiciais - 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva - nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal. Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões, segundo a PF.

As ações investigadas são enquadradas crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, segundo a PF. Os mandados desta segunda-feira (8) integram a 23ª fase da operação.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança