icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saúde e bem-estar

Yoga para crianças: como a prática pode ajudar no desenvolvimento

Yoga é uma prática que ajuda no desenvolvimento físico e mental e proporciona diversas melhorias para as crianças

foto autor

Julia Gabriela

07/10/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Relacionada ao budismo e ao hinduísmo, a yoga é uma prática beneficial para corpo e mente, com exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também mental. Apesar de ser uma prática comum, a yoga também abre diversas possibilidades, inclusive com exercícios e atividades lúdicas para crianças. Neste mês das crianças, optar por aulas de yoga pode ser uma atividade criativa e benéfica para elas.


				
					Yoga para crianças: como a prática pode ajudar no desenvolvimento
Yoga para crianças: como a prática pode ajudar no desenvolvimento. ​Foto: Freepik

Diversos estudos já apontaram em como a prática da yoga pode ser benéfica para o público infantil, pois pode proporcionar uma melhora no equilíbrio, força e capacidade aeróbica, além do desenvolvimento mental, com a redução da ansiedade e estresse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Quando a criança pratica a yoga, ela tem um contato maior tanto com a experiência do próprio corpo, como a experiência do contato com a natureza. É dentro dessa disponibilidade da criança de entender o movimento de seu próprio corpo que vai trazer benefícios para a questão emocional", explica a instrutora de yoga e pedagoga Jaqueline Aquino.

A prática da yoga infantil deve ser realizada conforme a idade da criança, desde que não haja contraindicação médica, já que há posturas e movimentos com diferentes níveis de complexidade e intensidade. No entanto, a partir dos 2 anos as crianças já podem ser inseridas na yoga.

Além de promover uma melhora no equilíbrio, força e capacidade, a yoga também ajuda de outras formas. A prática estimula a concentração, trabalha os músculos e órgãos de todo o corpo e aumenta a flexibilidade.

"Algumas pessoas acham que é só estar parado em posição meditativa e também acreditam que é necessário ter flexibilidade. Ou ser muito forte, ou magro, quando, na verdade, o yoga é para pessoas dispostas a se conhecerem e terem um tempo para experimentar seus próprios limites.", explica Caroline Brandão, responsável pelo Yogando.Itabuna.

Yoga estimula a criatividade das crianças

A atividade também estimula a criatividade do público infantil e desperta curiosidades sobre o autoconhecimento de cada indivíduo, como também impulsiona a empatia das crianças. Esse contato com o próprio corpo faz com que cada um trabalhe suas questões emocionais.

"Dentro da yoga, eles têm a possibilidade de estar se observando em um processo de não julgamento, mas entendendo as minúcias da existência delas, entendendo suas próprias emoções e aprendendo a lidar com elas. Tudo começa no si mesmo, para depois expandir, é um conhecimento de dentro para fora.", comenta Jaqueline Aquino.


				
					Yoga para crianças: como a prática pode ajudar no desenvolvimento
Yoga para crianças: como a prática pode ajudar no desenvolvimento. ​Foto: Freepik

Conheça alguns estúdios de yoga na Bahia

Itabuna

  • Yogando Itabuna - localizada na Rua Né Abade.

Mensalidade de R$ 120, para realizar o agendamento das aulas basta entrar em contato com o telefone 73 8146-0616

Juazeiro

Na cidade de Juazeiro há aulas a domicílio direcionadas para crianças. As aulas são realizadas pela instrutora de Yoga e pedagoga, Jaqueline Aquino.

Salvador

  • Studio Meia Lua faz antedimento domiciliares para crianças. Localizado na R. Barro Vermelho, 93 - Rio Vermelho.

A mensalidade pode ser consultada pelo telefone: +55 (71) 9959-9343

Vitória da Conquista

  • Ashram Dharmananda Yoga e Meditação, localizado na R. José Bonifácio, 290 - Alto Maron.

A mensalidade para as aulas estão por R$ 160.

foto autor
AUTOR

Julia Gabriela

AUTOR

Julia Gabriela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde