icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Veja dicas para amenizar ou combater a gastrite

Mudanças nos hábitos alimentares podem ser chave para vencer o incômodo

foto autor

Redação iBahia

13/04/2020 às 16:27 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Você sofre de gastrite? A doença, caracterizada pela dor aguda ou queimação no estômago, está associada à má alimentação, uso excessivo de remédio, estresse e consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou alguns desses fatores juntos. Apesar do incômodo, é possível reverter ou pelo menos amenizar esse quadro com mudanças de hábito na alimentação.
As mudanças em questão se referem tanto ao que se come quanto a forma de comer, ou seja, à frequência ou quantidade de alimentação que se tem durante o dia. Jessica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, esclarece dúvidas sobre o assunto.
Devo ficar sem comer por algumas horas até que a dor passe?
"Não, pelo contrário, pular refeições pode até provocar ou piorar o problema. Isso acontece porque o contato do ácido gástrico diretamente nas paredes do estômago pode causar uma irritação e, por consequência, a gastrite", explica.
Quais alimentos podem agravar a gastrite?
No geral, alimentos muito gordurosos são mais difíceis de digerir, por isso, podem acelerar a produção de ácido gástrico inflamando ainda mais as mucosas estomacais. Por isso, é importante evitar frituras, carnes vermelhas, queijos amarelos e até condimentos fortes como pimentas e vinagre.
Para evitar carnes e queijos gordurosos, sem abrir mão do sabor, a especialista indica o consumo de carnes e queijos 100% plant-based que têm gosto, textura e aroma igual aos de origem animal, mas têm baixo teor de gordura e trazem outros benefícios para a saúde.
Existem alimentos que podem amenizar a queimação?
Sim. "Uma alimentação saudável quando adotada de forma contínua, sempre respeitando os horários das refeições, é capaz de evitar o problema. Para as pessoas que já sentem o desconforto deve-se optar por legumes, raízes e vegetais sempre cozidos ou refogados, com pouco tempero", recomenda.
É possível combater a gastrite somente com a alimentação?
De acordo com a profissional, o tratamento da doença varia caso a caso e somente um médico gastroenterologista é capaz de diagnosticar e indicar o tratamento correto, uma vez que existem diversas causas que demandam cuidados diferentes. Por isso, é importante buscar ajuda médica.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde