icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Veja as melhores formas de incluir o pó de guaraná no cardápio

Alimento auxilia na perda de peso, alivia dores de cabeça e melhora o desempenho nos exercícios

foto autor

Redação iBahia

14/09/2020 às 15:42 • Atualizada em 31/08/2022 às 17:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O consumo do guaraná traz vários benefícios para saúde. A fruta possui ação tônica cardiovascular, antidiurética e antioxidante. Mas, para além de saber os benefícios, é importante entender a melhor forma e o momento de consumir.
Para te ajudar nisso, a Bio Mundo, rede de loja de produtos naturais, separou algumas dicas. Eles apontam a forma em pó como a melhor opção para introduzir a iguaria no cardápio de forma prática. Confira três orientações de consumo e seus benefícios.
Para vitalizar as manhãs
Rica em compostos bioativos, como a teobromina e teofilina, que ajudam na distribuição do oxigênio pelos vasos sanguíneos e melhoram o desempenho cerebral, a iguaria ajuda a despertar com mais disposição. Além disso, a cafeína presente no alimento acelera o metabolismo e serve como combustível para elevar o desempenho nas atividades físicas por ser um energético natural.
Você pode incluir em chás, sucos, shakes pré-treinos e smoothies, especialmente de banana com açaí, para a principal refeição do dia ser ainda mais saborosa e saudável.
Almoço e jantar mais nutritivos
Para complementar e balancear as refeições maiores, o pó de guaraná salpicado em saladas, caldos e até em molhos agridoces deixa os pratos mais nutritivos e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Outra boa dica, muito usada no Norte e no Nordeste, é substituir a farinha branca pela fruta em pó na hora de empanar peixes e carnes magras, além de usar azeite de oliva no lugar do tradicional óleo de cozinha. A iguaria ainda ajuda no processo de emagrecimento por ser termogênica e acelerar o gasto energético.
Deu fome de tarde?
A semente seca, torrada e moída é abundante em flavonoides, sais minerais, fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio e fibras. Por isso, além de colaborar com o bom desempenho intestinal, aliviar dores de cabeça e melhorar a concentração e o raciocínio, proporciona saciedade.
A iguaria fica deliciosa misturada ao iogurte natural com granola, na salada de frutas com castanhas ou junto ao preparo de massas integrais, como bolos e pães. No entanto, a indicação é ater-se ao consumo em excesso do alimento, que não deve ultrapassar 4 colheres de café ao longo do dia.
Vale lembrar que antes de incluí-lo na dieta é importante consultar um profissional de nutrição.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde