Relações sexuais podem contribuir para o desenvolvimento de infecção na vagina. De acordo com um estudo publicado no jornal científico Plos Biology, os micróbios do pênis podem ajudar a causar vaginose bacteriana (VB), a análise demonstrou que bactérias da boca transmitidas durante o sexo oral também podem contribuir para o desenvolvimento da VB.
O estudo avaliou as consequências de uma bactéria comum na boca no desequilíbrio da flora vaginal, principal consequência do surgimento da vaginose, que chega a afetar 20% das mulheres no mundo.
A doença, que tem como principal sintoma o corrimento e um forte odor (semelhante ao cheiro de peixo), aumenta a vulnerabilidade feminina a doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias. Além disso, pode até contribuir para partos prematuros em grávidas.
A bactéria analisada no estudo foi a Fusobacterium nucleatum, normalmente associada a doenças da gengiva e placa dentária. Ela apresentou contribuição para o desenvolvimento da vaginose em testes feitos tanto em humanos como em ratos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!